São Paulo, domingo, 19 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Zoom - Academia de Super-Heróis  
Globo, 13h05; livre.
(Zoom). EUA, 2006, 83 min. Direção: Peter Hewitt. Com Tim Allen, Courteney Cox, Chevy Chase.
Super-herói aposentado, o Capitão Zoom é convocado a transformar um grupo de adolescentes levados em novos super-heróis, prontos para salvar a Terra, ameaçada de destruição. Se Peter Hewitt destruiu Garfield, por que faria diferente com um Capitão Zoom?

Espião por Acidente   
Bandeirantes, 21h30; não indicado para menores de 14 anos.
(The Accidental Spy). Hong Kong, 2001, 108 min. Direção: Teddy Chan. Com Jackie Chan, Eric Tsang, Vivian Hsu.
Desta vez Jackie Chan é apenas um vendedor que sonha com uma vida de aventuras quando, por acaso, torna-se responsável pela prisão de dois ladrões de joias, o que lhe abre as portas para carreira na espionagem. Como de hábito, Jackie mistura, saudavelmente, ação com humor e permanece fiel à tradição popular do cinema de Hong Kong.

À Espera de um Milagre   
SBT, 22h30; não indicado para menores de 16 anos.
(The Green Mile). EUA, 1999, 188 min. Direção: Frank Darabont. Com Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse.
Hanks, guarda penitenciário num corredor da morte, depara-se com um condenado particular: enorme, assustador, delicadíssimo, com poderes especiais. Como salvá-lo da morte? Boas intenções e filme um tanto frustrado.

Mergulho Radical
Record, 23h; não indicado para menores de 16 anos.
(Into The Blue). EUA, 2005, 110 min. Direção: John Stockwell. Com Paul Walker, Jessica Alba, Scott Caan, Josh Brolin.
Casal mora numa paradisíaca praia do Caribe e sonha em ficar rico encontrando tesouros perdidos no mar. Com ajuda de outra dupla, o grupo procura evidências de um antigo desastre de barco e acaba descobrindo outra mercadoria: um carregamento de drogas. Quando procuram um contato para repassar a droga, se veem ameaçados de morte.

Cidade de Deus     
Globo, 23h10; não indicado para menores de 16 anos.
Brasil, 2002, 131 min. Direção: Fernando Meirelles. Com Jonathan Haagensen, Alexandre Rodrigues, Alice Braga, Matheus Nachtergaele.
O cotidiano de uma favela carioca, da perspectiva da violência, deixa muito a discutir: será um elogio da violência, uma distorção do que seja a favela? Ou a justa revelação de um submundo que nos apavora, a nós gente da classe média? De todo modo, o talento do filme é inegável. A cena dos marginais furando a bola dos meninos, logo no início, é notável. E um filme lançar tantas dúvidas sobre si mesmo não deixa de ser um mérito. Vamos deixar que o tempo decida sobre este filme que fez grande sucesso, e não só no Brasil.

A Última Ceia    
Bandeirantes, 1h; não indicado para menores de 16 anos.
(Monster's Ball). EUA, 2001, 111 min. Direção: Marc Forster. Com Halle Berry, Billy Bob Thornton, Taylor Simpson, Peter Boyle.
O filme existe sobretudo pela interpretação de Halle Berry e pelo Oscar que, merecidamente, ganhou. No mais, Thornton é o branco racista e brutal que, como começa a fraquejar, passa por um processo de tomada de consciência (pode ser o contrário também, pouco importa), que o leva, entre outros, a apaixonar-se pela garota negra, o que o faz não sem conflitos. Não dá para amar, nem para desprezar. É um tanto esquemático, no entanto. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Dia do Índio! Índio quer iPod!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.