São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Rodopios no ar

Fernando de Arruda Botelho, do grupo Camargo Corrêa, vai abrir sua fazenda, no começo de junho, para um encontro de "jatinhos" e "jatões" em sua propriedade de Itirapina, no interior de São Paulo.
 
Mais de 500 aviões devem pousar na pista da fazenda -no ano passado, em encontro parecido, foram 350. Para o evento, Arruda Botelho ampliou o pátio em que as aeronaves vão pousar, de 18 mil m2 para 70 mil m2. E construiu uma torre tão moderna quanto a do aeroporto de Congonhas.
 
Cada avião que pousa na pista dá um show à parte, com o piloto fazendo demonstrações de suas habilidades no ar.

LEONEL BRIZOLA

"Não me arrependo"

Felipe Varanda/Folha Imagem
Brizola, no jardim de seu prédio, em Copacabana, mesmo local onde também deu entrevista ao "New York Times"


Uma das fontes do jornalista Larry Rohter, do "New York Times", para a reportagem em que foi abordado o hábito do presidente Lula de beber, o ex-governador Leonel Brizola falou à coluna:
 

Folha - O que o senhor achou da matéria do "New York Times"?
Leonel Brizola -
Não sei inglês o suficiente para ler no original. Vi traduções em português e em espanhol. Não considero que tenha sido uma obra-prima. Acho que houve um exagero de interpretação.

Folha - O senhor se arrependeu do que disse ao repórter?
Brizola -
Não. Como você vê, continuo falando. O jornalista, a princípio, foi fiel ao que eu falei. Na ocasião [a campanha presidencial de 1998] formulei ao próprio Lula o que pensava, que ele deveria fazer um esforço para eliminar aquele hábito de consumir bebidas destiladas. Aconselhei que substituísse por vinho, que não lhe faria mal. Foi uma atitude fraterna da minha parte. Viajávamos num jatinho do PDT, ele vinha bebendo uísque. Eu o deixava em São Paulo e às vezes percebia que ele tinha dificuldade em descer as escadas do avião. As declarações que fiz não tinham maldade. Apenas externei minha preocupação. Lula tem mudado em tantas coisas, poderia mudar também nessa. Mas não, ele está embriagado pelo poder. [Rindo] Essa [frase] é boa.

Folha - Numa entrevista à revista "Isto É", Lula afirmou que o senhor deve "entender mesmo" de alcoolismo.
Brizola -
Foi uma referência um pouco obscura do atual presidente. Mas ele disse bem: desde adolescente compreendi os malefícios do álcool. Tanto que fiz o voto de temperança na Igreja Metodista. Eu via o que ocorria com alguns amigos. Nunca fui dado a bebida alguma, a não ser quando encontrei uma delegação do PT em Novo Hamburgo, em 1998. Os petistas corriam de boca em boca num garrafão. Pensei que era vinho e me aproximei. Perguntei: "Vocês não vão dividir comigo?". Quando vi, era um garrafão de cachaça. Eles precisavam se dopar para subir no palanque. Ele diminuiu o salário mínimo para comprar um avião, e dizem que agora só vai pousar em Viracopos [aeroporto de Campinas, SP].
(CLEO GUIMARÃES)

MAIS UMA VEZ
A atriz Viviane Pasmanter vai ser mamãe de novo. Ela e o marido, Gilberto Zaborowsky, esperam para dezembro o segundo bebê.

É SHOW
Macy Gray, a diva americana da soul music, está de malas prontas para vir ao Brasil. Ela toca no início de agosto em São Paulo, Brasília e Rio. Macy pediu à produção um dia de folga em terras cariocas para cantar de graça numa favela.

LISTA
A soldado americana Lynndie England, a das fotos em que prisioneiros iraquianos aparecem sendo maltratados, foi um dos assuntos mais procurados no site de busca Google. Ficou em nono lugar até o dia 10 de maio. As fotos dos prisioneiros ficaram em sexto, e o cineasta Michael Moore, um dos maiores ativistas anti-Bush, em sétimo.

SESSÃO SECRETA
Foi adiado mais uma vez o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) de Paulo Medina, ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Ele é acusado de abuso sexual por Glória Pádua Ribeiro Portela, filha de outro ministro da casa, Antonio de Pádua Ribeiro.
 
É que um dos ministros do STF, Joaquim Barbosa, está viajando, e Nelson Jobim, presidente do Supremo, só quer colocar o caso em pauta com todos os juízes da casa presentes. A sessão de julgamento vai ser secreta, apesar dos apelos dos movimentos feministas.

NA INGLATERRA 1
Aconteceu anteontem, em um almoço do banco de investimentos Brasilinvest, em Londres: George Bush, o pai, saudou Aécio Neves, governador de Minas Gerais, como "o futuro presidente do Brasil". As relações andam boas entre Bush e Neves. O ex-presidente americano circula há três dias com um broche da bandeira de Minas Gerais na lapela.

NA INGLATERRA 2
E anteontem Bush pai passeou com Mário Bernardo Garnero pela loja Asprey's, que acaba de ser reformulada e ainda não havia sido reaberta ao público. Os dois fizeram um tour privê. O dono da loja disse que poderiam levar o que quisessem "for free" (de graça). Bush levou somente algumas echarpes.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES e ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

O livro "Cenapoética", desenvolvido pelo Cena (Centro de Encontro das Artes), será lançado hoje, na Aliança Francesa do Brooklyn, a partir das 20h.
Vera Simão realiza hoje, às 19h30, o coquetel de abertura do Casar 2004, na Fecomercio. A renda do evento será revertida para o Instituto Pró-Queimados.
O seminário "Vetar! Proibir! Censurar! A Arte sob a Ditadura", vai de hoje até sexta, no Centro Universitário Maria Antonia, que promove o evento em parceria com o Itaú Cultural.


Texto Anterior: Rompendo a inércia
Próximo Texto: Outra freqüência: Um ano depois, lei "antijabá" permanece emperrada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.