São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montagem reúne em São Paulo cenas de três peças de Chico Buarque

JANAINA FIDALGO
DA REDAÇÃO

Cenas e canções de três peças de Chico Buarque -"Calabar", "Gota d'Água" e "Ópera do Malandro"- ganham montagem hoje e amanhã no Sesc Ipiranga, em São Paulo, dentro do projeto "Em Cena, Ações!".
"Fragmentei as peças em três partes. Tive a idéia de fazer um prólogo ("Calabar'), o interlúdio ("Gota d'Água') e o epílogo ("Ópera do Malandro')", conta o diretor e roteirista Heron Coelho.
Assim, de "Calabar" há fragmentos de cenas e canções. De "Gota d'Água", Coelho mostra apenas as músicas. E de "Ópera do Malandro" há quatro cenas com suas respectivas canções -"O Meu Amor", "Homenagem ao Malandro", "Geni e o Zepelim" e "Doze Anos".
"A Miriam [Muniz] me ensinava a escolher as cenas-chaves, pontos fundamentais de um texto dramatúrgico que você consegue sintetizar e mostrar com clareza", conta Coelho. "E as letras das canções do Chico são uma síntese do discurso dramatúrgico que ele tem. "Geni e o Zepelim" é uma epopéia. A música dele já é uma dramaturgia em si."
Depois das apresentações cênico-musicais, que contam com a participação da atriz e diretora Georgette Fadel, a atriz Maria Alice Vergueiro e a professora Adélia Bezerra de Meneses, autora de "Desenho Mágico, Poesia e Política em Chico Buarque" (Ateliê Editorial), participam de um debate sobre a obra teatral do compositor.


Em Cena, Ações! - Calabar, Gota d'Água e Ópera do Malandro
Quando:
hoje e amanhã, às 21h
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 0/xx/11/ 3340-2000)
Quanto: R$ 3 a R$ 12


Texto Anterior: Teatro: Musicais rendem homenagem ao talento de Wanderléia e Sinatra
Próximo Texto: Peça põe "reality show" em suspense
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.