São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Não dá para negar a idade", diz Ford, sobre cenas de ação

"É bom ver o trem saindo da estação", diz Harrison Ford, visivelmente aliviado com a proximidade do lançamento de "Indiana Jones 4".
Durante os 19 anos que separaram "Indiana Jones e a Última Cruzada" da nova saga, Ford foi apontado como o maior responsável pelo atraso do filme. Ele teria relutado em levar adiante uma história com cara de "pulp fiction" (ficção barata) e sido a principal voz contra os roteiros anteriores (escritos por, entre outros, M. Night Shyamalan e Frank Darabont). "Isso é tudo especulação. Minha preocupação, assim como a de Spielberg e George Lucas, foi só que o filme estivesse à altura dos outros três".
Na entrevista coletiva, Spielberg corroborou a versão de Ford. "Quem mais hesitou fui eu. Estava numa fase "dark", dirigindo dramas históricos importantes para que meus filhos vissem no futuro, e todos nos envolvemos em outros projetos. Mas, a partir do momento que chegou o roteiro de David Koepp, concordamos ter chegado a uma boa história, e logo me envolvi completamente."
Dado o sinal verde para a produção, Harrison Ford começou a se preparar para as estripulias do personagem. "Corro, pulo, me atiro no chão, mas não faço as mais arriscadas. Essas ficam por contas dos dublês, coordenados por um gênio chamado Gary Powell". Mesmo nas cenas físicas, no entanto, ele procurou se poupar. "Não dá para negar minha idade, precisava diminuir ao máximo o risco de acidentes. Em dois dos três filmes anteriores me machuquei um tanto seriamente, o que acabou atrasando as filmagens. Não queria repetir essa experiência".
Em relação a sua relativa ausência das telas nos últimos anos, Harrison Ford diz ser fruto de cautela. "Eu espero até encontrar um projeto de que goste e que o público também ache interessante. Além disso, procuro projetos de profissionais com quem tenha interesse em trabalhar, mas nem sempre há um personagem adequado para mim", conclui.


Texto Anterior: Crítica: Spielberg e Lucas celebram seu passado
Próximo Texto: "Linha de Passe" é bem avaliado pela crítica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.