São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens artistas lidam com espaços íntimos

da Reportagem Local

Além de mostrar discussões formais e estéticas íntimas, mas relevantes a partir das obras dos jovens artistas plásticos Sidney Philocreon, Raquel Garbelotti, Mônica Rubinho e Elisabete Perez, a coletiva que o Paço das Artes inaugura hoje, às 20h, apresenta alguns detalhes que a tornam ainda mais significativa.
O primeiro é ser um dos poucos projetos com continuidade que tem, ao longo dos últimos anos, se preocupado e dado espaço para a revelação de artistas emergentes.
Essa característica se relaciona com uma outra iniciativa, levada à frente pelos artistas da mostra, que desenvolvem desde o ano passado um projeto próprio que se parece com a luta de Davi contra Golias.
O projeto consiste em viabilizar mostras coletivas em várias cidades do país, com a participação de artistas locais, e uma futura grande mostra em São Paulo. Já passaram por Belém e Fortaleza e este ano atingem Goiânia (junho), Rio, Porto Alegre e Curitiba.
Para a mostra no Paço das Artes, Raquel Garbelotti preparou uma série de microobjetos (caixinhas, gavetas, cômodos) e arquiteturas que questionam os limites do corpo com o espaço.
A relação da obra com o espaço e a inversão das escalas podem lembrar os trabalhos de Regina Silveira, mas o que prevalece é um discurso intimista, relacionado à memória e à obsessão, características que também podem ser sentidas na instalação de Mônica Rubinho.
Sidney Philocreon e Elisabete Perez discutem a perda a partir da fragmentação do corpo. Philocreon vem com um livro de fotografias e esculturas cujas referências são ex-votos. Perez coloca seus corpos fragmentados na tela, em caixas, sob camadas de tinta e encáustica. (CF)


Mostra: Vastos (coletiva) Artistas: Raquel Garbelotti (instalação e objetos), Mônica Rubinho (objetos e esculturas), Sidney Philocreon (fotografias trabalhadas) e Elisabete Perez (pinturas) Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, tel. 011/813-3627, Cidade Universitária) Vernissage: hoje, às 20h Quando: de segunda a sexta, das 13h às 20h; sábado, das 10h às 14h


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.