São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Coreografias femininas entram em cartaz a partir de hoje em São Paulo

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma bem-vinda dobradinha de espetáculos femininos de dança movimenta a cena no Sesc Avenida Paulista a partir de hoje. Às 18h30, o duo formado pelas mineiras Thembi Rosa e Renata Ferreira estréia "Regra de Dois", baseado numa curiosa mistura de regras criadas pelas intérpretes com uma boa dose de improvisação. Em seguida, às 19h30, é a vez de Morena Nascimento apresentar seu solo "Amor, Sexo e Outros Acidentes" -premiado com o APCA de Dança de 2005 na categoria Criação Intérprete- pela primeira vez aqui desde que passou a integrar a festejada companhia da coreógrafa alemã Pina Bausch, no ano passado. A peça inspirada em filmes eróticos e anônimos da década de 50 ganhou agora nova leitura da intérprete que deixou o país para dançar e estudar na Europa há quase três anos. "Regra de Dois" teve início numa troca de e-mails entre as bailarinas, em 2005, quando Thembi vivia em Belo Horizonte, e Renata, em Nova York. A proposta era fugir de uma coreografia baseada em seqüências de passos. As duas, que já haviam dançado juntas no Grupo Experimental do Palácio das Artes de Minas Gerais, em 1993, e no espetáculo "Magazin", de Adriana Banana, criaram nove regras que costuram a apresentação. As regras, por incrível que pareça, tornam o espetáculo mais solto. "As regras guiam nossos movimentos, que, no entanto, não são totalmente iguais nas apresentações. Criamos uma estrutura que nos permite um grau de liberdade, que é o que nos interessa como intérpretes", explica Thembi. Já "Amor, Sexo e Outros Acidentes" é mais ousado. Morena diz que, depois da experiência com coreógrafos estrangeiros, incluindo Susanne Linke, com quem dançou "Skizzen Fragments", e a própria Pina, está mais segura para se soltar em cena. "Antes, eu mostrava as cenas dos filmes eróticos e ficava meio insegura. Agora, tenho mais certeza da minha escolha estética, que é bem romântica, e tudo fica mais fácil. Nessa nova versão do espetáculo eu até canto "All of Me", inspirada na Billie Holiday", diz Morena, que, aos 28 anos, é a terceira brasileira a integrar a companhia da Pina Bausch.

REGRA DE DOIS E AMOR, SEXO E OUTROS ACIDENTES
Quando: estréia hoje; sáb. e dom., às 18h30 e às 19h30; até 10/8
Onde: Sesc Avenida Paulista (av. Paulista, 119; tel. 0/xx/11/3179-3700)
Quanto: R$ 2,50 a R$ 10
Classificação indicativa: "Regra de Dois" não é recomendado para menores de 12 anos; "Amor, Sexo e Outros Acidentes" não é recomendado para menores de 14 anos



Texto Anterior: Rio Preto recebe "maratonistas" do teatro
Próximo Texto: Crítica/"O Livro das Citações" : A partir de palavras de terceiros, Giannetti segue ideal moderno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.