São Paulo, sábado, 19 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comédia de Loach abrirá a Mostra

Na 33ª edição, festival de cinema começa em 22/10 com "À Procura de Eric" e já tem mais de 200 títulos confirmados

Destaques de festivais, como "A Fita Branca", de Michael Haneke, estarão no evento; grego Theo Angelopoulos ganhará uma retrospectiva

LEONARDO CRUZ
DA REPORTAGEM LOCAL

No dia 22 de outubro, um craque do futebol internacional dará o pontapé inicial na 33ª Mostra de São Paulo. "À Procura de Eric", comédia do inglês Ken Loach que tem o ex-jogador francês Eric Cantona como protagonista, será o filme de abertura do principal festival de cinema do país, que acontecerá até 5 de novembro.
O longa de Loach, exibido no último Festival de Cannes, conta a história de um carteiro inglês que confessa seus dramas ao pôster do maior ídolo: Cantona. Um dia, o astro do Manchester United nos anos 90 aparece para aconselhar o fã.
"À Procura de Eric" é um dos destaques entre os mais de 200 filmes já confirmados para a 33ª Mostra -a programação ainda deve crescer e, como nos últimos anos, ultrapassar as 300 obras. Na avaliação do diretor do festival, Leon Cakoff, a crise internacional ainda não se refletiu nos filmes lançados neste ano. "Recebemos cerca de 700 títulos. A produção continua forte no mundo", avalia.
Entre as atrações, estão longas premiados como "A Fita Branca", do austríaco Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e "About Elly", que deu à iraniana Asghar Farhadi o Urso de Prata de direção em Berlim. Títulos novos de autores consagrados como Alain Resnais, Stephen Frears, Amos Gitaï e Abbas Kiarostami estarão presentes.
A Mostra apresentará três retrospectivas principais: do grego Theo Angelopoulos, do italiano Gian Vittorio Baldi e um panorama do cinema sueco. A atriz (e agora diretora) francesa Fanny Ardant e o crítico e ex-diretor da revista "Cahiers du Cinéma" estão entre os convidados -confira os detalhes no quadro acima.
As datas de abertura da central da Mostra no Conjunto Nacional e do início da venda de ingressos ainda não estão definidas, mas o sistema do ano passado será mantido.
Serão vendidos pacotes de 20 e 40 entradas, bem como permanentes para todas as sessões. Ingressos individuais poderão ser comprados pela internet (ingresso.com), e haverá uma cota reservada para venda na bilheteria de cada sala, no dia da sessão.


NO BLOG - Confira os mais de 200 títulos confirmados para a Mostra
folha.com.br/ilustradanocinema





Texto Anterior: Coetzee inclui brasileiros em livro
Próximo Texto: Filme sobre ataques do PCC tenta vaga no Oscar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.