São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2004

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"O MAIS BELO DIA DE NOSSAS VIDAS"

Longa não avança a discussão além da bolha familiar

PAULO SANTOS LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O filme de família é dos gêneros mais avizinhados da teledramaturgia, em que são comuns a crise conjugal, adolescentes hormonais e mistérios domésticos. Típico drama familiar, "O Mais Belo Dia de Nossas Vidas" reúne tudo isso, mas não explora as típicas reviravoltas na trama. E nem mesmo na estética, o que o aproxima de uma telenovela.
Estamos longe, aqui, do exercício dramático e cinematográfico de grandes filmes de família como "Gata em Teto de Zinco Quente" (58) ou "Festa de Família" (98). Em "O Mais Belo Dia..." nada está muito além do prosaico da vida real, e as surpresas, débeis, são dramaticamente fracas.
Essa proximidade com a vida, traço de um cinema mais moderno, seria uma virtude caso houvesse arrojo na direção de Cristina Comencini. Ela opta por uma dramaturgia novelesca para tratar da crise da matriarca Irene (Virna Lisi), que assiste às agruras dos três filhos. Rita está com seu casamento arruinado. Claudio não assume sua homossexualidade, e Sara é a viúva que mata sua carência pegando no pé do filho Marco, que, convenhamos, é bem esquisito. Há ainda a adolescente-problema Silvia e a pureza intacta da caçula Chiara.
Os conflitos até desnudam certas verdades, mas estas jamais extrapolam o foro pessoal dos personagens. Cria-se daí um abismo entre espectador e personagens.
Quando o filme arrisca um pensamento mais elevado a partir da crise daquela família (mecanismo típico das adaptações de Tennessee Williams), apenas constata limitada e preguiçosamente uma certeira corrosão familiar.
Cristina Comencini só acerta ao mostrar o "home video" como ponte para a verdade, quando o paquera misterioso de Sara desvenda sua identidade numa fita VHS. Uma idéia boa, mas chuviscada pelo saudosismo (choroso e cafona, da avó Irene) que norteia todo o resto do filme.


O Mais Belo Dia de Nossas Vidas
Il Più Bel Giorno della Mia Vita

 
Direção: Cristina Comencini
Produção: Itália, 2001
Com: Virna Lisi, Sandra Ceccarelli
Quando: a partir de hoje no Top Cine



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