São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Cantor se faz romântico e anti-romântico

DA REPORTAGEM LOCAL

"Saudade das Minhas Lembranças" reelabora uma vertente de rock brasileiro que já seduz variados grupos cariocas e paulistas, mas que teve como ponto de partida o pop-rock gaúcho dos anos 90. Esses, por sua vez, beberam e bebem diretamente na fonte da jovem guarda dos anos 60, numa receita que tinha tudo para ser 100% popular, mas até hoje não foi.
Com Nervoso, a história ganha ares mais democráticos ainda. O bolo é feito em batedeira de ingredientes tão gostosos como iê-iê-iê, psicodelia gaúcha e o pop sombrio de Los Hermanos.
Vai além: Nervoso preza ainda mais a melodia, sem medo de avançar o quanto quiser por território dito "cafona", ou "brega". São de sair cantando, "lararará", melodias como as de "A Visita", "O Percurso", "Maus Limites"...
Também é assim "O Mala", pop-rock-iê-iê-iê de escárnio na linha de "Cara Valente" ou "Cara Estranho", dos Hermanos. Como ali, as letras são algo amargas, às vezes românticas no sentido tortuoso e perigoso ensinado por mestre Roberto Carlos.
Nervoso e seu disco se enredam nas teias da morbidez romântica mas também aglutinam os antídotos para curá-la. Canta, por exemplo, o rockão "Já Desmanchei Minha Relação", pronunciando desejos que o Rei não ousaria. Resta a essa romântica turma anti-romântica (Nervoso à frente) encontrar a popularidade que até hoje só Los Hermanos conseguiram conquistar.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Saudade das Minhas Lembranças
   
Artista: Nervoso
Lançamento: Midsummer Madness
Quanto: R$ 20 (no site www.mmrecords.com.br)



Texto Anterior: Música: Nervoso mistura pop, rock e iê-iê-iê
Próximo Texto: Música: Wado se renova com letras mais "cascudas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.