São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANDRÉ MIFANO

Sem frescuras, para Don Corleone

André Mifano, 32, quebrou a cabeça diante do desafio de escolher um personagem para homenagear. "Pensei em cozinhar para o Obelix, mas desisti. É muito trabalho." Chef do pequeno italiano Vito, ele considerou ainda Júlio César e até Edith Piaf. "Queria convencê-la de que a cozinha italiana é melhor que a francesa."
Depois, entrou em acordo com a sua imaginação e elegeu Don (Vito) Corleone, do clássico "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola. "É um jeito de mostrar um outro lado do personagem. Ele é bandido, assassino? Pode ser. Mas ele era um moleque que saiu do interior da Sicília, de origem supercampesina."
Inspirado na cena da morte de Don Corleone, na qual o mafioso está no meio de uma plantação de tomate, Mifano escolhe começar com uma salada de tomates grelhados, com um fio de azeite italiano extravirgem não filtrado, sal e pedaços de queijo pecorino romano, na companhia de pão italiano.
Ao som de Paolo Conte e Louis Prima, este entoando "Angelina", Mifano segue o almoço com um conchiglioni (massa em formato de concha) ao molho apimentado de tomate, com cubinhos de berinjela, fritos no óleo _tudo em uma varanda na Sicília coberta por um pano branco para proteger os convivas do sol. Antes de servir a massa, misture grana padano, pecorino "bem curado" e mussarela de búfala, "são três texturas". Polvilhe mollica, uma farinha de rosca feita com pão amanhecido puxado no azeite. "É uma invenção dos sicilianos, que não tinham dinheiro para usar queijo."
Para beber, não há frescura: "água e vinho naquelas tacinhas de vidro mesmo". Mifano aproveitou a cena do tiroteio na barraca de frutas para bolar a sobremesa: nectarina e pêssego fatiados com mel de jasmim. "Acho que o cara não devia ser muito de sobremesa."


Texto Anterior: Mari Hirata: Pelos canais de Tóquio
Próximo Texto: Roberta Sudbrack: Um banquete ao ar livre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.