São Paulo, quarta-feira, 19 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

"Dentro", de Newton Moreno, e "O Dia Mais Feliz de Sua Vida", de Dionisio Neto, participam hoje de evento na Folha

Peças expõem temas do fim dos anos 90

Adriana Zehbrauskas/Folha Imagem
Os dramaturgos Dionísio Neto, à esq., e Newton Moreno são os autores dos textos que serão lidos hoje à noite na Folha


VALMIR SANTOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Duas das 15 peças curtas da Mostra de Dramaturgia Contemporânea que o grupo de Renato Borghi, o Teatro Promíscuo, realiza em São Paulo em 2002 participam hoje do ciclo "Leituras de Teatro" no auditório da Folha.
"Dentro", de Newton Moreno, e "O Dia Mais Feliz de Sua Vida", de Dionisio Neto, são exemplos da verticalidade temática que caracteriza a cena do final dos anos 90. A primeira peça filia-se ao universo gay. A segunda ancora-se no deslocamento de seres urbanos.
Paulistano, Moreno, 33, é ator que vem de apresentações com a Cia. Balagan ("Sacromaquia"). Estreou como dramaturgo no início de 2001, com "Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada", comédia de cinco esquetes sobre o amor entre homens.
Encenada no camarim do Tusp, pela Cia. Os Fofos, com direção do autor, "Deus Sabia" tornou-se cult com sessões à meia-noite e participou de festivais em São José do Rio Preto e Recife.
Moreno define "Dentro" como um poema dramático. Um homem rememora a paixão por um garoto na infância, que o marcou pela prática de "fist fucking" (penetração do punho no ânus). A cena transcorre durante ato sexual não-explícito, no qual o homem (Borghi) narra sua frustração ao reencontrar o rapaz (Elcio Nogueira Seixas) anos depois, um garoto de programa que, drogado, não o reconhece.
"É um texto de risco, mas o que ressalta desse encontro marginal, dessa história de amor, é a poesia", afirma Moreno, que realiza mestrado na USP sobre a temática gay no teatro brasileiro. Sua maior influência é o dramaturgo francês Jean Genet (1910-86), de "O Balcão". A leitura de "Dentro" será dirigida por Nilton Bicudo.

Metrópole
Em sua terceira peça curta (ele que já escreveu quatro longas, entre elas "Antiga", até a semana passada em cartaz no Centro Cultural São Paulo), o maranhense-paulistano Dionisio Neto, 29, coloca em cena personagens que vivem numa metrópole e se encontram ao acaso, tendo suas vidas modificadas de alguma forma.
Teófilo (Borghi) é um motorista de táxi sessentão. Ele ganha um bolão no jogo da seleção brasileira e manda reformar seu carro.
Para encontrar com a namorada adolescente, decide mudar o visual e contrata o tatuador Escarpia (Seixas).
Surge uma terceira personagem, Virgínia (Débora Duboc), 17, promotora de eventos que chega de um congresso de dentistas em figurino de pasta de dentes, após uma performance. Ela é passageira e amante de Teófilo e procura uma misteriosa caixa que esquecera no táxi na noite passada.
"Eu quero falar desse brasileiro bastante comum em São Paulo, que não tem muitas pretensões na vida, não tem sonhos, desejos, a não ser um emprego, uma mulher do lado e um prato de feijoada", afirma Dionisio sobre o seu Teófilo. "Interessa-me mostrar também um pouco dos relacionamentos estranhos que surgem a partir de encontros profissionais que duram minutos, mas marcam os envolvidos."
A comédia-curta "O Dia Mais Feliz da Sua Vida", cuja leitura será dirigida por Márcia Abujamra, é embrionária de "Corações Partidos e Contemplação de Horizontes" (2000) e reflete workshop do qual o autor participou em São Paulo, ministrado pela equipe do Royal Court Theatre, de Londres.
As leituras serão realizadas a partir das 19h30, no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, região central). A entrada é franca. Reservas devem ser feitas, das 14h às 17h, pelo tel. 0/ xx/11/3224-3473.
A Mostra de Dramaturgia Contemporânea, pelo Promíscuo, acontecerá em maio, no Teatro Popular do Sesi, com encenação de textos curtos de autores como Mário Bortolotto, Fernando Bonassi, Pedro Vicente, Leonardo Alkmin, Marici Salomão e Samyr Yazbek.


Texto Anterior: Erudito: Natal, presentes, música: sugestões brasileiras
Próximo Texto: Artes plásticas: Nelson Aguilar é escolhido como curador da 4ª Bienal do Mercosul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.