São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE

"Diálogos Impertinentes" discute corrupção

DA REPORTAGEM LOCAL

A série "Diálogos Impertinentes", promovida pela Folha, pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), reúne hoje, às 21h, o deputado federal pelo PT-SP e professor de direito da PUC-SP José Eduardo Martins Cardozo e o promotor Roberto Livianu.
O tema do debate, que ocorre no Tuca Arena (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, tel. 0/xx/11/3670-8453) e tem exibição pela STV, é "A Corrupção". Os mediadores serão Mario Sergio Cortella, professor do departamento de teologia da PUC-SP, e o jornalista Oscar Pilagallo, colaborador da Folha e ex-editor dos cadernos Dinheiro e Sinapse. Não é preciso retirar convites antecipadamente.
O programa também é transmitido pelos canais 3 da Sky, 10 da Tecsat, 211 da DirecTV e 62 da Vivax (antiga Cambras).
No último programa da série, em novembro passado, que discutiu "A Paz", o filósofo e doutor em educação Alípio Casali relembrou as cartas trocadas entre o físico Albert Einstein (1879-1955) e Sigmund Freud (1856-1939), o pai da psicanálise, sobre a possibilidade de evitar a guerra, em 1932.
A pergunta, formulada por Einstein, foi respondida por Freud com um tom bastante realista, ressaltou Casali. Freud frisou que a constituição psíquica do ser humano tem a libido, energia vital, que tanto pode destruir como agregar. Não é possível eliminar a pulsão destrutiva, mas é possível desviá-la. "O engajamento cultural seria o melhor caminho", disse Casali, relembrando as cartas.
Outro participante do debate anterior, Denis Mizne, advogado de direitos humanos e diretor do Instituto Sou da Paz, trouxe a discussão para os dias de hoje. "Se você quer construir a paz, deve perceber que há conflitos e que eles podem ser trabalhados. Hoje há uma contraposição entre a cultura da violência, individualista, e uma cultura de paz, que nota que o conflito pode ser resolvido por uma abordagem não-violenta."


Diálogos Impertinentes
Quando: hoje, às 21h, na Rede SescSenac



Texto Anterior: AfroReggae e Titãs agradam roqueiros
Próximo Texto: Moda: Hot Spot tem mix de humor e técnica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.