São Paulo, terça-feira, 20 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafo está em livro sobre bastidores do filme "Babel"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Miguel Rio Branco foi um dos fotógrafos escolhidos pela editora Taschen para participar do livro "Babel", que narra os bastidores do filme homônimo e traz reflexões do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu sobre a diversidade cultural e os personagens envolvidos na trama.
Rio Branco foi chamado para substituir a fotógrafa norte-americana Nan Goldin, que na última hora não pôde participar. Sua pauta consistia em acompanhar o set de filmagem no Japão, um dos três países enfocados na película, além de México e Marrocos. Mary Ellen Mark, Patrick Bard e Graciela Iturbide foram os outros três fotógrafos convidados.
Ao fugir do set, Rio Branco conseguiu imagens de forte simbolismo que foram editadas em paralelo com as imagens obtidas no set. "Aceitei o projeto desde que depois eles não interferissem na minha proposta de edição das fotografias. Mas no final acabei cedendo em algumas coisas", disse o artista.
Uma babel, de qualquer forma, é algo que atrai o artista. No último sábado, no intervalo de montagem de sua mostra na galeria Millan, Rio Branco visitou a feira de antiguidades da praça Benedito Calixto, em Pinheiros. "Isso aqui é muito mais vivo e pulsante do que a maioria dos museus ou galerias", disse Rio Branco. Um ótimo exercício para quem busca relações nada óbvias e não-lineares para construir uma narrativa visual. (EC)


BABEL
Lançamento:
Taschen
Quanto: R$ 170, em média


Texto Anterior: Rio Branco expõe seu lado P&B e discute tecnologia
Próximo Texto: Cinema: Walsh filma aspiração à grandeza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.