São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO
Semana da Música Tradicional será aberta dia 9, na sala Azul do Instituto Itaú Cultural, em São Paulo
Rumos Musicais dá suporte a artistas

especial para a Folha

O Itaú Cultural segue investindo pesado em seu Núcleo de Música. Para o ano 2000, o instituto prepara uma série de mudanças em sua programação. A principal será em relação ao formato do Rumos Musicais, projeto que, desde 1997, se caracterizava pela apresentação de espetáculos musicais às terças. Os shows continuam, mas, desta vez, terão o reforço de palestras, debates, depoimentos e oficinas.
"Vamos fazer um trabalho investigativo, de ajuda e suporte aos artistas. Apontando e discutindo novos caminhos e tendências na música brasileira", adianta Benjamim Taubkin, coordenador do Núcleo de Música.
O novo formato será dividido em cinco temas musicais: tradicional, contemporâneo, erudito, colonial e instrumental. Durante uma semana de cada mês um tema estará em pauta, coordenado e organizado por um curador. Os debates, depoimentos e oficinas serão apresentados de terça a quinta, e os espetáculos ocorrerão de sexta a domingo (leia quadro).
A programação será aberta dia 9, com a Semana da Música Tradicional, na sala Azul do Instituto Itaú Cultural. Responsável pela curadoria, Paulo Dias quer evitar que se discutam as velhas questões teóricas e conceituais.
"Vamos tratar de temas objetivos; do aspecto social da música, dos direitos autorais, da ponte entre o popular e o erudito e do resgate de velhas tradições."
A semana será encerrada com três espetáculos: "Raízes Ibéricas", "Memórias d'África" e "Os Filhos da Terra". O primeiro show será apresentado por Mestre Romão, de Paranaguá (PR), que irá mostrar os segredos do fandango, dança vinda do Sul e Sudeste, e por Silvio Antonio de Oliveira, do Vale da Paraíba, com seu maçambique de bastão.
No dia seguinte será a vez de "Memórias D'África", com jongo da Serrinha, do Rio, e da congada de São Sebastião, de São Paulo. Duas oportunidades para conhecer culturas de origens africanas, que são cercadas de magia e mistério. Por fim, dia 14, sobem aos palcos "Os Filhos da Terra", como povos indígenas de terena de Bauru , de pankararu e guarani.
Quem quiser participar das oficinas pode se inscrever por telefone (0/xx/11/ 238-1882 e 238-1719) ou por e-mail (tradicional@itau cultural.org.br). (TOM CARDOSO)

Texto Anterior: Festival internacional: Londrina amplia território do palco para o universo social
Próximo Texto: Discos / lançamentos: Embaçaram os Mutantes em "Tecnicolor"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.