São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
BAÚ O que é que Daniela Thomas está aprontando? Dramaturga, coreógrafa, figurinista e roteirista, ela tem sempre um projeto bacana; o mais recente foi o catálogo da Maria Bonita, ambientado em áreas decadentes de São Paulo

ARTES PLÁSTICAS

Em busca de Lygia Pape

Nos últimos dez anos, a fotógrafa Paula Pape vinha estudando e organizando as obras de sua mãe, a artista plástica Lygia Pape, morta no dia 3. Nos últimos quatro anos, ela diz, "a coisa se acirrou. Levantamos praticamente toda a sua produção. Trabalhamos intensamente, e hoje eu posso afirmar o que é uma obra dela e o que não é".
 
A fotógrafa agora pretende entrar em contato com pessoas que tenham obras de Lygia para validá-las, já que muitas vezes a artista não identificava suas criações. "Botei ela para assinar tudo quanto era trabalho. Ela ficou doida comigo", diz.
 
Paula conta com os amigos da mãe para a empreitada. Na semana passada, depois da missa em homenagem a Lygia, na Igreja da Glória, no Rio, muitos deles eram surpreendidos com um convite para uma festa. Eram recebidos num bufê cheio de flores brancas. Um pianista tocava Villa-Lobos. As pessoas batiam papo e beliscavam comidinhas gostosas. "Ela ia gostar de uma festa, como fazem os orientais, que homenageiam com alegria a pessoa que se foi", explica Paula. Os amigos, que chegavam chorando, saíam sorrindo e tranqüilos do lugar.

BOMBA AMBULANTE
O ex-vereador Armando Mellão contratou uma "administradora de crises" e está procurando "formadores de opinião" para conversar. Munido de documentos da época em que era assessor de Reynaldo de Barros, secretário de Vias Públicas da administração de Paulo Maluf, diz que está disposto a contar o que viveu e ouviu na época. Mellão passou dois meses preso, acusado de extorquir empresários em troca de "proteção" na CPI que apura remessas ilegais de dinheiro ao exterior.

QUALQUER COISA
Waldemar Costa Neto, o presidente do PL que vive lançando nota contra o governo e irritando o PT, diz que quer se aliar à prefeita Marta Suplicy na sucessão municipal. "Qualquer coisa, menos apoiar o doutor Paulo", diz, referindo-se a Paulo Maluf. Em 2002, os dois divergiram em relação ao apoio financeiro aos candidatos do PL a deputado.

COMPORTAMENTO
A consultora de moda Gloria Kalil acaba de entregar os originais de seu próximo livro, "Chiquérrimo", à editora Códex. Além de um "upgrade" nos dois livros anteriores, "Chic" e "Chic Homem", vai trazer uma nova seção de etiqueta.
 
Nela, Glória dá dicas de comportamento para celebridades. "Meu conselho é: famosos, contenham-se", diz ela.

BOÊMIA
O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, pediu reunião com artistas e produtores de teatro de SP para tentar aplacar a ira em relação a mudanças nas leis de incentivo, em estudo no governo. Marcou o encontro para as 10h de sexta. Duro vai ser o pessoal acordar. Muitos artistas fazem apresentações na quinta e só voltam para casa de madrugada.

RH NEGATIVO
O hemocentro do hospital São Paulo está no vermelho. O banco de sangue, que precisa de uma média de 3.000 doadores por mês, tem recebido 1.500. O estoque está com 50% do que é considerado seguro.

MANCHETE
É inusitado o cenário dos shows da nova turnê de Sandy e Junior, que começa no fim do mês. A dupla vai reproduzir em tamanho gigante reportagens negativas sobre eles. São manchetes do tipo: "O fracasso de Acquaria" (filme que estrelaram), "Pais de Sandy trancam a cantora em casa", e por aí vai.

FRIOZINHO
Adriane Galisteu deve entrar em breve na geladeira da Record. A emissora vai fazer a apresentadora cumprir seu contrato até o fim, em setembro -mas muito provavelmente fora do ar. Adriane estaria com atitudes de quem já "chutou o balde": menos dedicada, na opinião dos executivos da emissora, e emburrada com eles.

ESQUINDÔ, ESQUINDÔ
Está chegando ao fim o prazo para escolha dos enredos das escolas de samba do Rio para 2005. A Caprichosos de Pilares decide o seu até o fim da semana -e o mais cotado é o que homenageia a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. A escola ficou em 13º lugar e quase caiu para o grupo de acesso neste ano ao homenagear Xuxa.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES e ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Uma apresentação de dança abre as comemorações dos 35 anos da TV Cultura, hoje, às 21h, no Teatro Municipal.
O fotógrafo argentino Martin Gurfein abre exposição hoje no Espaço Porto Seguro Fotografia, às 19h.
A apresentadora Daniela Freitas, do SBT, será uma das participantes do Avon Running, que tem o objetivo de chamar a atenção para a luta contra o câncer de mama, no domingo, no Rio.
Sabrina Parlatore é a convidada especial de Leo Jaime, que se apresenta no Na Mata Café, hoje, às 21h.
O livro "Adhemar de Barros - Trajetória e Realizações", do jornalista Paulo Cannabrava Filho, será lançado hoje, às 19h, no Arquivo do Estado de São Paulo.


Texto Anterior: Parati para todos
Próximo Texto: Literatura: Bessa-Luís entra para a galeria do Prêmio Camões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.