São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pelé Eterno" recebe prêmio paralelo

DO ENVIADO A CANNES

O documentário brasileiro "Pelé Eterno", de Anibal Massaini Neto, ganhou o Prêmio Città di Roma - Arcobaleno Latino. Criado com a participação de Gillo Pontecorvo ("A Batalha de Argel"), se destina a filmes feitos em países de língua neolatina.
Massaini foi o primeiro a dar a notícia da premiação, anteontem à noite, num jantar realizado em Cannes, pelo Ministério da Cultura e pelo Festival de Cinema do Rio. O jantar, capitaneado pelo ministro Gilberto Gil (Cultura), reuniu autoridades brasileiras e francesas, além de profissionais do cinema e da imprensa.
Pelé, que deu autógrafos e foi fotografado a noite toda, quer estender sua carreira no cinema como produtor e, quem sabe, como ator. Contou à Folha que estuda a possibilidade de filmar um roteiro do telenovelista Benedito Ruy Barbosa sobre um ex-jogador que ajuda atletas em final de carreira. O filme se chamaria "Zangão", e ele faria o papel principal.
Ele pensa ainda em produzir com Massaini um filme sobre a servidão dos jogadores aos empresários, que controlam o passe dos atletas. "O cinema brasileiro precisa fazer mais e melhores filmes sobre futebol. Nunca houve uma boa história de ficção no cinema brasileiro, como têm tanto nos EUA, sobre o futebol americano." (ALN)


Texto Anterior: 58° Festival de Cannes: Novo filme tira Wim Wenders das trevas
Próximo Texto: CDs - Rock: "Mezmerize" prega contra Bush e a monotonia do metal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.