São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série mostra jovem com alma vendida ao Diabo

Combinação de terror, comédia e drama elogiada pela crítica norte-americana, "Reaper" estréia hoje, no Universal

Ray Wise, ator que interpreta o Diabo, foi o pai possuído da série "Twin Peaks'; primeiro episódio é dirigido por Kevin Smith

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao completar 21 anos, um jovem descobre que, antes de nascer, teve sua alma vendida ao Diabo pelos próprios progenitores -o pai estava muito doente. O pacto prevê que, a partir dessa data, ele trabalhe para o Satanás caçando almas fugidas do inferno.
Essa premissa estrambólica é a da série "Reaper", que estréia hoje. Em entrevista telefônica a jornalistas latinos, o ator Ray Wise, que interpreta o Diabo, classifica o programa como "dramormédia" (misto de drama, terror e comédia): "Meu personagem é um pouco mais suave e amigável do que, por exemplo, os vividos por Al Pacino em "O Advogado do Diabo" (1997) e Jack Nicholson em "As Bruxas de Eastwick" (1987). Ele é mais sofisticado e tem um senso de humor aguçado. É a junção de um vendedor de carros boa-praça com um apresentador de "game show".
Gosta de roupas finas, das coisas boas da vida".
Em tom jocoso, Wise -que interpretou o pai possuído de Laura Palmer em "Twin Peaks", série de David Lynch- sugere um bom método para "garimpar" almas para o Diabo: "Basta ler os jornais americanos. Você provavelmente verá que um contingente expressivo [de almas] já foi comprado".
Apesar de defender um personagem potencialmente controverso, o ator diz não ter ouvido reclamações da ala mais conservadora da audiência americana: "Abordamos histórias da Bíblia e tratamos, sim, da expulsão do Diabo por Deus e do fato de, originalmente, ele ter sido um anjo dos mais importantes. Mas é tudo visto sob uma perspectiva engraçada, como entretenimento".
O diretor do piloto, Kevin Smith, tem cancha em polêmicas religiosas: é dele "Dogma", que tem anjos exilados, profetas maconheiros e Alanis Morissette no papel de Deus.
Bem recebida pela crítica dos EUA, a série patinou na audiência no primeiro ano. Mas uma segunda leva foi confirmada.


REAPER
Quando:
hoje, às 21h
Onde: no Universal Channel


Texto Anterior: Crítica/Chuck Berry: Lenda viva decepciona em show previsível e burocrático
Próximo Texto: Prêmio Tony infla salário de brasileiro e lota teatro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.