São Paulo, domingo, 20 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival premia música peluda

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da rede, outro indício da vitalidade do movimento filk são os festivais realizados anualmente. Só para 2006 estão programados cinco nos EUA e um no Reino Unido, geralmente abrigados em salões de conferência de hotéis.
Um dos mais tradicionais é o californiano Conchord Festival, que chegou à 19ª edição em setembro, teve cobertura da revista "Wired" e contou com a participação quase ilustre de Lisa Leveridge, guitarrista da banda de Courtney Love. Com o namorado Neil Strauss, da revista "Rolling Stone", ela apresentou "Jabba Parts", uma versão da música "Doll Parts", da banda Hole, para homenagear o nojento vilão da cinessérie "Guerra nas Estrelas".
"Yeah, eu gosto de dinheiro, eu gosto de escravas, gosto mesmo/ Chefe da máfia intergalática, eu dou as cartas, é o que eu faço/ Sou uma grande e gorda lesma que gosta de comer todo o bolo/ Minhas cenas originais apagadas são horríveis porque parecem tão falsas", diz a letra.
No final, o Conchord premiou quatro músicas, nas seguintes categorias: melhor música sobre extraterrestres na Terra, melhor música antiutópica, melhor música peluda e melhor música sobre a eternidade.
Mary Creasey, uma das organizadoras do Conchord, estima o número de compositores em "algumas centenas", dos quais 20% gravaram álbuns. Segundo ela, há dez fãs para cada compositor, espalhados pelos EUA, pela Alemanha, pelo Reino Unido, por Cingapura, pelo Canadá e pelo Japão.


Texto Anterior: Música bizarra: Nerds espalham canções sci-fi pela internet
Próximo Texto: Coral americano alinha aposentadoria à música pop
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.