São Paulo, segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"BACH" E "DVORÁK/MENDELSSOHN"

Moderno e antigo, Meneses faz leitura cuidadosa do barroco

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com o mercado fonográfico de clássicos em uma crise que já parece ser estrutural, de tão longa, é um luxo para um mesmo artista ter lançados dois CDs simultaneamente.
A gravação do "Trio nš 1", de Mendelssohn, e do "Trio Dumky", de Dvorák, é a primeira que Antonio Meneses faz com o Beaux Arts Trio, grupo de câmera que ele integra desde 1998.
O calcanhar de Aquiles do trio era o violinista coreano Young Uck Kim, agora substituído pelo britânico Daniel Hope, estrela ascendente do violino. Por detrás de Hope e Meneses, está o octogenário Menahem Pressler, único remanescente da formação original.
Um dos maiores pianistas de câmera de todos os tempos, Pressler mostra, no disco, uma fluência inacreditável, e comanda do teclado a alternância entre efusões líricas e momentos de introspecção de seus parceiros de cordas, em um disco empolgante.
Já no que tange às suítes para violoncelo solo de Bach, vemos em Meneses um intérprete que, embora toque um violoncelo "moderno" (um Jean-Baptiste Vuillaume de 1840), não ignora as pesquisas feitas pela corrente de interpretação barroca.
Assim é que um recurso como o vibrato (oscilação de altura em uma única nota, obtida vibrando-se o dedo que comprime a corda), por exemplo, que ele emprega com volúpia no disco do Beaux Arts Trio, aqui é utilizado com extrema parcimônia. Se a sexta suíte, escrita para um instrumento barroco de cinco cordas, é executada em um violoncelo moderno de quatro, por outro lado, na quinta suíte Meneses obedece a "scordatura" (mudança de afinação) pedida pelo compositor.
O resultado é uma leitura cuidadosa e escrupulosa, um "caminho do meio" entre a execução "moderna" e a "antiga" que reflete sua visão amadurecida das partituras de Bach. (IFP)


Bach: As Seis Suítes para Violoncelo
    
Artista: Antonio Meneses (violoncelo)
Lançamento: Avie/Clássicos
Quanto: R$ 79, em média

Dvorák/Mendelssohn: Piano Trios
    
Artista: Beaux Arts Trio
Lançamento: Warner Classics
Quanto: R$ 73, em média



Texto Anterior: Com a corda toda
Próximo Texto: Livro: Lançamento coloca a história do teatro em discussão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.