São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos filmes teens "bombam" na TV

Na onda do "High School Musical", sobre formação de uma banda jovem, surgem "Hannah Montana" e "Cheetah Girls 2'

Trilha sonora de seriado adolescente chegou ao primeiro lugar de vendas nos Estados Unidos, à frente até da cantora pop Beyoncé

BRUNO SEGADILHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do megasucesso juvenil "High School Musical", no ano passado, a TV descolou novos musicais adolescentes para aproveitar esse filão de ouro.
Dois novos programas, "Hannah Montana" e "Cheetah Girls 2", seguem a mesmíssima fórmula de "High School Musical": adolescentes normais, com inclinação para o canto, resolvem se lançar na carreira artística e formam uma banda.
Com um elenco pouco conhecido e apostando na idéia de que é possível se tornar um astro com um pouco de talento, essas produções estão "bombando" a audiência de canais como o Disney Channel, que investe nesse tipo de programa.
Atualmente, o canal conta, em sua programação, com dois sucessos adolescentes que, além dos ótimos resultados de ibope, têm alavancado a venda de trilhas sonoras nos Estados Unidos: "Cheetah Girls 2" e "Hannah Montana".

Audiência
Dirigido pelo mesmo Kenny Ortega de "High School Musical", "Cheetah Girls 2" deu a liderança ao canal no ranking de audiência da TV paga brasileira no dia de sua estréia, 10 de dezembro. A boa performance se repetiu na Argentina, Peru, Chile, Colômbia, México e Peru, países da América Latina onde o Disney Channel também está presente.
O filme é uma seqüência de "Cheetah Girls", exibido em 2004 pelo canal (no Brasil, chamava-se "Feras da Música"). Pré-fenômeno "High School Musical", não obteve tanto sucesso quanto o seu sucessor, que já pegou carona na atual onda dos musicais teens.
Na mesma linha está "Hannah Montana", série estrelada pela cantora mirim Miley Cyrus. Ela é uma menina comum que tem que se dividir entre a vida de estudante e a carreira de cantora. Para não ser discriminada entre os colegas, resolve esconder que é a famosa Hannah Montana.
Em novembro último, a trilha do programa chegou a ficar em primeiro lugar do Top 200 da Billboard (ranking dos principais sucessos musicais dos EUA), colocação inédita para um musical televisivo. É um feito e tanto, considerando que o álbum deixa para trás ídolos do pop como Beyoncé, Fergie, Ciara e Gwen Stefanie e já vendeu mais de 3 milhões de cópias nos Estados Unidos.
Na internet, mais de 80 comunidades brasileiras do Orkut se dedicam a falar do dois programas. As maiores chegam a reunir mais de 4.000 fãs.
Para Herbert Greco, diretor de marketing do Disney Channel, o sucesso de "High School Musical" foi importante para a projeção do canal, que sempre investiu no público jovem. "A atual geração de jovens não assistiu a musicais como "Grease". O que fizemos foi mostrar esse valor a eles", diz.
Para aproveitar o bom resultado, o canal reprisa duas vezes "Cheetah Girls 2" em fevereiro, nos dias 2 e 5, e estréia na próxima sexta-feira a versão "pop up" de "High School Musical", com inserções sobre os bastidores do filme.


Texto Anterior: Crítica: Filmes desafiam a inocência infantil
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.