São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

"Nada mais infantil do que chamar o outro de feio"

Bruno Miranda - 13.fev.2007/Folha Imagem
O maestro John Neschling, de SP


Uma disputa judicial que colocou de um lado John Neschling e, de outro, o escritor e crítico Marcus Góes terminou de forma desfavorável ao maestro. Neschling acusava Góes de mover uma campanha difamatória e injuriosa contra ele, por ter postado críticas num site na internet. O juiz decidiu que ele não tem razão e que deve agora pagar os honorários advocatícios da causa, estipulados em R$ 2.000,00. Neschling, anunciam seus advogados, deverá recorrer da decisão.

 

O que chama a atenção na sentença, no entanto, são as observações do juiz José Roberto Portugal Compasso a respeito da disputa. "Chamar alguém de feio, chato, caipira, pode ser considerado ato ilícito e, por conseguinte, sujeitar o agressor a uma compensação pecuniária a favor da vítima?", pergunta o juiz Compasso.
 

Ele mesmo desenvolve a tese, afirmando que as declarações feitas pelo réu, Marcus Góes, "são, com todo respeito, apenas provocações pueris, sem maior potencial ofensivo. Nada mais infantil do que chamar o outro de chato, feio, implicar com o nome, ou coisas do gênero".
 

Escreveu ainda o juiz: "Ao dizer, por exemplo, que o autor é feio, é nítido que o réu está apenas expressando sua opinião. Esta atitude simples, por sua própria natureza, não fornece elementos para que uma outra pessoa se convença da suposta feiúra do destinatário das declarações. Na verdade, as manifestações do réu não dão substância para uma reprovação ético-social do autor".
 

O juiz conclui ao fim que, quando alguém diz que outro alguém é feio não comete um "ato ilícito capaz de causar dano moral".

Sabático
A senadora Roseana Sarney, líder do governo Lula no Congresso, vai seguir o exemplo do pai: pedirá licença do cargo.

NADA A VER
As licenças de pai e filha coincidem com disputa por cargo no setor elétrico travada entre o grupo deles no PMDB e a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil. Mas Roseana garante que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Sarney estaria se licenciando para escrever um livro. E ela vai se afastar para um tratamento de saúde.

VAI E VEM
A adolescente L., de 15 anos, que ficou encarcerada com mais de 30 homens no Pará e foi submetida a abusos sexuais no ano passado, fugiu recentemente do programa de proteção da Secretaria de Direitos Humanos. Para alívio dos coordenadores, foi resgatada em poucos dias. O problema é recorrente: toda vez que briga com o pai, L., que está em local não divulgado, tenta escapulir.

PARQUE
Existem hoje 200 crianças e adolescentes sob proteção do governo, por ameaças do tráfico, de policiais, da família e por "conflito com a comunidade".

CADEIRA
Cassio Casseb, ex-presidente do Banco do Brasil e do Pão de Açúcar, vai para o conselho da Coca-Cola na América Latina. E também para o conselho da Sadia, da família do ex-ministro Luiz Fernando Furlan.

MARATONA
João Carlos Chede, que deixou a vice-presidência executiva do Banco Safra, está montando uma nova instituição financeira. Será um banco voltado a empresas de médio porte.

AUSÊNCIA TUCANA
Monica Serra convidou as ex-primeiras-damas de São Paulo para visitarem a sede do Fundo Social de Solidariedade e gravarem depoimentos para um vídeo da instituição. Adivinhe quem alegou problemas de agenda e não apareceu? Lu Alckmin, mulher do ex-governador Geraldo Alckmin. A assessoria diz que o depoimento de dona Lu será marcado para a próxima semana. Já gravaram Lila Byington, mulher de Paulo Egydio Martins, Sylvia Maluf, Ika Fleury e Renéa Lembo.

VISITA
O presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Luis Alberto Moreno, virá ao Brasil na próxima segunda-feira, acompanhado de cinco executivos do banco. Vai visitar plataforma da Petrobras, no Rio. Vai ainda a Brasília e tem encontro agendado com José Serra em SP.

BABADOR
Abilio Diniz é avô novamente: Juliana, filha de Adriana Diniz e do empresário José Roberto De Raphael (do Shop Tour) nasceu ontem.

SERÁ QUE ELA VEM?
O cantor Seal, dos hits "Crazy" e "Kiss from a Rose" e marido da top alemã Heidi Klum, fará turnê no Brasil, entre 25 de março e 5 de abril. Estão fechados shows em São Paulo, Rio e Curitiba.

VÍRUS "BBB"
Natália, a miss do "Big Brother Brasil", já inspirou vírus de computador: circula na internet um e-mail falso chamando para um vídeo de "cenas de sexo explícito" estreladas por ela e Fernando, seu par na casa.

REVISÃO
A modelo Viviane Castro, que desfilou com um polêmico minitapa-sexo no Carnaval do Rio, será capa da revista masculina "EleEla" de março.

CURTO-CIRCUITO

O QUARTETO DE CORDAS DE SP apresenta hoje, às 21h, repertório dedicado a Schubert, no Teatro Municipal.
O ATOR PAULO VILHENA estréia hoje o espetáculo " O Arquiteto e o Imperador da Assíria", às 21h, no Espaço dos Satyros 2.
CLAUDIA ODORISSIO E RICARDO ROJAS inauguram hoje, às 21h, a produtora fotográfica ASA 100, na Galeria Ouro Fino.
O GRUPO INGLÊS DOUBLE YOU se apresenta hoje na casa de shows Cabaret, a partir das 23h, na Vila Olímpia.
ACONTECE HOJE o 3º Encontro do Setor de Feiras e Eventos, no World Trade Center, com encontro de empresários.

com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Visconde do Rio Seco ficou conhecido pela corrupção
Próximo Texto: Análise/Artes plásticas: Programação paralela supera Arco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.