São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator se inspirou em sua vida no interior para criar Joaquim

DA REPORTAGEM LOCAL

Paulista como Jorge Andrade (que é de Barretos), Zécarlos Machado nasceu há 57 anos no distrito de Alfredo Marcondes, região de Presidente Prudente, e viveu lá até os 14. Hoje morador de São Paulo, há duas décadas no grupo Tapa, o ator diz que fez um "rasto atrás" para protagonizar "A Moratória".
Machado foi buscar na memória (e também "in loco") vestígios da vida interiorana -familiares de sua mãe perderam uma plantação de fumo por falta de recursos. "O Quin faz parte do universo desses fazendeiros que dedicavam a vida à terra, cujos grandes amigos eram o cachorro, o cavalo, que gostavam da caça e eram presos aos ancestrais. Era um mundo tosco, do orgulho, do mando, da autoridade", afirma Machado, que atuou em "Rasto Atrás" e dirigiu "O Telescópio".
Outra referência foi a releitura de poemas de Drummond, cujo universo dialoga com Andrade. Esquivo a emitir juízo automático, aos olhos de hoje, sobre o mundo que desaba em "A Moratória", Machado acha que o enfrentamento de perdas naqueles anos 20 e 30 traz correspondências com o presente. "Perdemos diariamente alguns valores. Isso é atemporal."
Sobre o processo de criação, ele diz que o mais difícil foi dotar o espetáculo de uma linguagem que redimensionasse a dramaturgia de Andrade junto ao público atual. Como Andrade é um autor cujas peças "conversam" o tempo todo, Machado sugere, para a compreensão de sua obra, a leitura de "Marta, a Árvore e o Relógio" (1970), que reúne dez peças e o romance autobiográfico "Labirinto" (1978).
Morto aos 62 anos, em 1984, Andrade era visto de soslaio tanto pela esquerda, por conta do berço da aristocracia rural, como pela direita, ao "trair" suas origens, conforme explica Eduardo Tolentino. Também jornalista, o dramaturgo fez curso de ator na EAD aconselhado por Cacilda Becker. (VS)


Texto Anterior: Tapa reencontra Jorge Andrade
Próximo Texto: Amor em ruínas de Müller chega ao CCBB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.