São Paulo, domingo, 21 de março de 2004

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Personalidades aproveitam a vitrine

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de fazer a autopropaganda da Globo, os comerciais também serviram como promoção para alguns dos participantes.
O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), falou sobre o Estatuto do Desarmamento, uma de suas principais bandeiras. Disse que "Mulheres Apaixonadas" teve "grande contribuição" no debate sobre o estatuto.
O senador Paulo Paim (PT-RS) gravou depoimento elogiando a Globo por ter colaborado com a aprovação do Estatuto do Idoso, de sua autoria, com campanha feita na mesma novela. "Consegui aprovar o estatuto, engavetado por cinco anos, em seis meses." Ele não crê que a rede tenha, com os comerciais, intenção de se beneficiar na aprovação de leis ou num empréstimo do BNDES. "Não enxergo fantasmas. Tudo bem que faz propaganda para a emissora. Mas sempre digo: "A César o que é de César"."
Cláudia Costin, secretária da Cultura do Estado de SP, gravou comercial sobre o apoio da Globo à leitura. O tema é uma das vitrines de sua administração, que criou o programa São Paulo - Um Estado de Leitores. Segundo ela, a idéia de exibir atletas lendo nos intervalos de jogos e de colocar jovens com livros nas novelas surgiu em sua secretaria. Costin disse não ter "entendido claramente" que seria uma propaganda. "Achei, pelo que a assessoria passou, que ia ser um programa. Talvez a falha tenha sido mais minha. Levei um susto, mas positivo."
Ela afirmou que, na adolescência, "alguns problemas da Globo" chamaram sua atenção. "Fui militante de esquerda, e a Globo tem vários papéis, de vários lados. Mas morei na África e vi o que apareceu de programas cedidos à TV africana pela emissora."
Sobre os objetivos da campanha, disse que "toda empresa busca desenvolver ações de responsabilidade social para melhorar a percepção da sua marca". "Se fez para buscar benesses de governos, não saberia discutir, mas, em si, o feito é meritório." (LM)


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