São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 ANOS
Público poderá ouvir sem cortes, no domingo, nova edição de Ricardo Duarte para obra de Gomes
"Il Guarany" abre o Amazonas de Ópera

especial para a Folha

Uma apresentação em versão concerto ao ar livre de trechos da ópera "Il Guarany", de Carlos Gomes, na arena da Ponta Negra, abre, neste domingo, às 19h, o 4º Festival Amazonas de Ópera, em Manaus.
Orçado em R$ 680 mil, o evento está sendo custeado pelo governo estadual do Amazonas e produzido pela São Paulo Imagem Data -empresa que já realizou a terceira edição do festival, no ano passado.
Neste ano, os destaques do evento, que vai até 25 de maio, são dois: a primeira apresentação completa de "Il Guarany" e uma versão com ambientação contemporânea da ópera "As Bodas de Fígaro", de Mozart, dirigida por William Pereira.
Após o espetáculo de abertura, na Ponta Negra, "Il Guarany" vai para dentro do Teatro Amazonas, com récitas nos dias 25, 27 e 29.
Com direção cênica de Iacov Hillel, esta será a primeira audição da nova edição da partitura de Carlos Gomes que o maestro Ricardo Duarte fez para a Funarte.
Graças ao meticuloso trabalho de revisão de Duarte, que levou três anos, o público poderá ouvir, sem cortes, a mais famosa de todas as óperas brasileiras.
"Il Guarany" terá regência de Luiz Fernando Malheiro, à frente da Amazonas Filarmônica e um elenco de boas e jovens vozes nacionais, como Eduardo Itaborahy (Pery), Cláudia Riccitelli (Ceci) e Paulo Szot (Gonzalez), além do baixo italiano Alessandro Verducci no papel do Cacique.
Evento oficial das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, o festival terá ainda, ao longo do mês de maio, a ópera "A Voz Humana", de Poulenc; trechos de "Ievguêni Oniéguin", de Tchaikovski; o recital "Encontros com a Ópera", e o musical "Boi de Pano".
(IRINEU FRANCO PERPETUO)


Texto Anterior: Gaúchos evocam cultura d'além-mar
Próximo Texto: Artigo - Gilberto Vasconcelos: O Pelado e o Vestido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.