São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Especial aborda a obra de Ester Grinspum

TEREZA NOVAES
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitas vezes, a arte que se faz hoje pode parecer distante e hermética, sobretudo quando se exploram conceitos abstratos como o silêncio.
Para quem pretende compreender melhor as motivações dos artistas contemporâneos, a série "O Mundo da Arte" é reveladora.
"A Poética Conceitual de Ester Grinspum", que será exibido hoje pela rede STV, apresenta a trajetória artística da pernambucana de 50 anos e joga luz sobre seu processo de criação.
Estruturado a partir de uma entrevista com a artista, o programa conta a trajetória de Grinspum, desde o início de sua carreira, nos anos 80, quando ela trabalhava em desenhos figurativos e cheios de referências à história da arte -os egípcios, o mestre italiano Giotto e o francês Marcel Duchamp.
É interessante notar a presença em suas obras de duas artistas que foram definitivas em sua carreira: a gravurista Renina Katz (sua professora na faculdade de arquitetura) e Mira Schendel (1919-1988).
A admiração com a qual fala das linhas simplificadas de Schendel, a artista suíça que se radicou no Brasil, parece se transformar em uma espécie de homenagem no desenho que produz diante da câmera. Grinspum fala também sobre os desenhos que faz para a pág. A3 desta Folha, publicados geralmente aos domingos.
Em outro segmento, ela apresenta o seu trabalho com esculturas, no qual narra os anos que passou na França estudando a obra de Brancusi.
Na entrevista, a artista explica o processo de criação, a escolha de materiais, como madeira e ferro, e suas descobertas com o vidro.
Há ainda uma história interessante sobre uma peça dela que está no parque Villa-Lobos, na região oeste de São Paulo.
É uma pena que as imagens de grandes esculturas realizadas por ela na França e na Suíça sejam apenas mostradas nas reproduções de fotografias de livros.


O Mundo da Arte - A Poética Conceitual de Ester Grinspum
Quando:
hoje, às 9h30, na Rede STV


Texto Anterior: Bebida: Santa Carolina tem bom custo-benefício
Próximo Texto: Contardo Calligaris: A república dos doutores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.