São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


A melancolia na adolescência

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É impressionante como se era nostálgico na América, nos anos 70. É claro, era o tempo da Guerra do Vietnã, portanto mais valia voltar-se a um passado nem tão distante, em que o país significava esperança -portanto juventude.
No longa-metragem "Loucuras de Verão" (TCM, 22h), George Lucas volta aos anos 60, e o que vemos é um grupo de adolescentes que pretende se divertir um pouco imediatamente antes de entrar no mundo adulto.
E isso é muito significativo no filme: essa percepção de fim de adolescência, de algo que termina para sempre. Não se trata de aproveitar desesperadamente esses momentos, não é isso. Trata-se de um sentimento de melancolia que toma conta do longa entre corridas de automóvel e namoros. Um filme raro.

TV ABERTA

Dinossauro
Globo, 15h55.
(Dinosaur). EUA, 2000, 82 min. Direção: Eirc Leighton e Ralph Zondag. Animação sobre dinossauros, que devem enfrentar uma série de problemas e aventuras para sobreviver. O filme é tido como marco decisivo para a animação computadorizada, pois pela primeira vez Disney associou imagens virtuais a fundos reais.

Um Conto Americano
Record, 17h15.
(An American Tail). EUA,1986, 77 min. Direção: Don Bluth. Desenho animado tendo por centro a saga de Fievel Mousekewitz, ratinho judeu russo, que foge de lá ainda no período czarista e vem para os EUA com a família. Ou seja, ratos ou homens, a vantagem está no trocadilho do título original: um conto americano ou um rabo americano?

Juwanna Mann
SBT, 22h30.
(Juwanna Mann). EUA, 2001, 82 min. Direção: Jesse Vaughan. Com: Miguel Nunez Jr. Jamal Jeferis é um bad boy do basquete que se considera um jogador tão importante que, num acesso de exibicionismo, chega a tirar a roupa no estádio. Em razão disto, é suspenso por tempo indeterminado. Para sair dessa situação, ele se veste de mulher e passa a integrar a liga feminina.

Tiradentes
Cultura, 23h.
Brasil, 1999. Direção: Oswaldo Caldeira. Com Humberto Martins. Tiradentes e os demais inconfidentes num filme que pretende mostrá-los humanizados, não como lendas. Mas é tão antiquado que parece feito na época dos acontecimentos.

Intercine
Globo, 1h45.
Para sexta, a disputa se dá entre "Na Linha de Fogo" (1993, de Wolfgang Petersen, com Clint Eastwood) e "O Silêncio do Lago" (1993, de George Sluizer, com Jeff Bridges).

Aparências
SBT, 2h30.
(Apariencias). Argentina, 2000, 94 min. Direção: Alberto Lecchi. Com Andrea del Boca. O tímido Carmelo fica desesperado quando sabe que sua amiga Veronica está para casar, pois nunca conseguiu se declarar a ela. Resolve fazê-lo num aeroporto, mas está tão perdido que acaba se misturando a um grupo de gays e, desde então, é tomado por gay, inclusive por sua amada. Raridade: um filme argentino na TV aberta. No caso, uma comédia romântica.

Charada
Globo, 3h55.
(Charade). EUA,1963, 113 min. Direção: Stanley Donen. Com Cary Grant, Audrey Hepburn. Espetacular "thriller" de suspense, em que Audrey é a viúva perseguida pelos sócios do finado marido, para quem ela está escondendo uma fortuna. O único que vem em seu socorro é Cary Grant. Mas ficará a dúvida: quem é na verdade esse homem e o que pretende?

Penn & Teller - Perseguidos por Acaso
SBT, 4h15.
(Penn & Teller - Get Killed). EUA, 1989, 90 min. Direção: Arthur Penn. Com Penn Gillette, Leonardo Cimino. Comediante diz, pela TV, que gostaria que alguém tentasse matá-lo. Daí por diante, sua vida e a de seu parceiro mudarão. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Viva Tiradentes! Tá todo mundo enforcado!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.