São Paulo, sábado, 21 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Rádio Auriverde    Cultura, 22h40. Brasil, 1991, 70 min. Direção: Sylvio Back.
Filme de montagem sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, seguindo o ponto de vista da Rádio Auriverde, emissora que, durante a guerra, servia aos interesses alemães. É o mais polêmico filme de Sylvio Back, que realmente utilizou toda uma documentação para confirmar a sua tese, confundindo documentário e ficção. Mas é um tanto ingênuo acreditar que um documentário seja imparcial, já que, no cinema, sempre, há a montagem, o ponto de vista da câmera etc., procedimentos estes semelhantes aos dos filmes ficcionais.

O Monge à Prova de Balas    Globo, 23h10. (Bulletproof Monk). EUA, 2003, 104 min. Direção: Paul Hunter. Com Chow Yun-fat, Seann William Scott, Jaime King.
Em 1943, no Tibet, os nazistas tentam pôr as mãos em pergaminho que garante o poder sobre o mundo a quem o detiver. Mas o monge que se ocupa dele já está ficando velho. Quem protegerá o pergaminho dos nazistas? Ecos de "Os Caçadores da Arca Perdida".

Luxúria e Ganância   Bandeirantes, 2h15. (Madam Savant). EUA, 1996, 89 min. Direção: Mike Marvin. Com Kira Reed, Bianca Rocilli.
Depois que o marido a flagra com outro, mulher separa-se, muda de cidade e passa sua primeira noite numa festa de bordel. A polícia invade o local e ela fica com uma caderneta de endereços da madame (a cafetina). Esta morre, e a garota descobre que a caderneta é o equivalente a ouro. Assunto não falta, mas o que faz a pouca fama que tem a fita não é o assunto, são as garotas bonitas do elenco. Já é mais do que nada.

Picardias Estudantis    Globo, 3h45. (Fast Times at Ridgemont High). EUA, 1982, 90 min. Direção: Amy Heckerling. Com Sean Penn, Forest Whitaker, Jennifer Jason Leigh, Nicolas Cage.
Elenco ilustre para comédia de adolescentes, fazendo coisas de adolescentes, com humor idem. Mais outra comédia adolescente que se tornou um clássico dos anos 80, e, de certo modo, é justo -pois está longe de ser indigna. (INACIO ARAÚJO)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Pândega 2007! Quero ouro em bingo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.