São Paulo, Quinta-feira, 21 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas relêem os clássicos

free-lance para a Folha

Nas sobreposições de Albano Afonso, um dos selecionados para o núcleo que aborda a apropriação de imagens, a exemplo do que se vê na obra "Você Faz Parte", de Nelson Leirner, é difícil esgotar as referências que faz à história da arte.
O artista se apropriou de uma pintura de Rugendas chamada "Paisagem da Selva Tropical Brasileira", que ele digitalizou, ampliou em vários tamanhos e perfurou. As reproduções foram sobrepostas a pinturas européias de gênero clássico.
O resultado é uma terceira imagem, que contrapõe ideais. "Vou buscar o que eu considero o ideal do europeu a que sobreponho a imagem idealizada que os europeus tinham do Brasil, juntando as duas para ter uma terceira via aberta a interpretações."
Essa terceira via passa pela imagem da selva fechada repleta de índios com flechas caçando a imagem de trás. É possível identificar a figura do fundo devido à lógica de perfuração, feita visando uma composição harmônica.
Chico Amaral, Caetano de Almeida e Mônica Nador completam o núcleo de artistas cujo diálogo com a tradição, clássica ou popular, é ácido, irônico e original, como na extensa obra de Nelson Leirner. (JMo)


Texto Anterior: Panorama: Questões urbanas têm maior amplitude
Próximo Texto: Televisão: Cultura reexibe programas sobre o compositor Cartola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.