São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Latão visita a irônica ambigüidade machadiana

DA REPORTAGEM LOCAL

Machado de Assis, que também exerceu a crítica teatral no século 19, serve de plataforma ao novo espetáculo da Cia. do Latão. "Visões Siamesas", em cartaz a partir de hoje no Sesc Anchieta, foi livremente inspirado no conto "As Academias de Sião" (1884).
"O conto faz uma certa alegoria irônica aos acadêmicos da época, provavelmente ligados à corte do Império", diz o diretor Sérgio de Carvalho, 37. Em suma, a história de um rei que troca de corpo, de alma, com uma concubina.
A cia. do Latão se apropria desse "signo da ambigüidade" machadiano e concebe a trajetória quixotesca de uma mulher em busca de redenção. Kinara é uma miserável camponesa que sonha com freqüência com o rei Kalafanko, do Sião. O roteiro de Carvalho e Márcio Marciano assenta a narrativa nestes sonhos.
Como num processo de migração contemporâneo, Kinara deixa a zona rural, ruma para o centro da cidade e chega à fronteira do país, do reino de Sião. Seu percurso espelhará a desagregação social com a casa-grande, o desemprego, o assistencialismo etc., a reboque da crença num deus-mercado, encarnado pela figura do rei. Quanto mais afunda na realidade, mais se aproxima desse "salvador" que viria do "céu econômico" em seus sonhos. Delírio.
Segundo Carvalho, o tema das "ideologias compensatórias" está na base desse espetáculo que também faz uso de formas tradicionais do teatro cômico oriental. O músico Martin Eikmeier contracena ao piano com os oito atores.
Foram realizadas palestras preparatórias sobre Machado com John Gledson, José Antonio Pasta Jr. e Roberto Schwarz. "Visões Siamesas" estréia dentro de projeto que marca os sete anos da cia. do Latão e inclui a remontagem de outros três espetáculos recentes: "O Mercado do Gozo" (9/11), "Auto dos Bons Tratos" (23/11) e "Equívocos Colecionados" (7/ 12). Sempre com entrada franca.
O olhar retrospectivo passa também pela música. Será lançado o CD "Canções de Cena", com 27 gravações dos vários espetáculos do grupo. A partir de 25/11, acontecerá um ciclo internacional de palestras com o tema "Teatro e Reflexão Política".
A cia. do Latão protagoniza essas nove semanas de atividades por conta do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. (VS)


VISÕES SIAMESAS. Com: cia. do Latão (Fernando Paes, Heitor Goldflus, Helena Albergaria, Izabel Lima, Marina Henrique, Ney Piacentini e Victória Camargo). Cenário e figurinos: Fábio Namatame. Iluminação: Domingos Quintiliano. Onde: Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 0/xx/11/3234-3000). Quando: estréia hoje, 21h; sex. e sáb., 21h; dom., 19h; até 22/12. Quanto: R$ 20.


Texto Anterior: Crítica: Obra foge do academicismo, mas falha como referência
Próximo Texto: Gastronomia - Sustança: Comida para "encher" das "tias" da Portela vira livro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.