São Paulo, sábado, 21 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fanzines têm Canudos e Bakunin

da Agência Folha

Nos seus fanzines, os anarcopunks do Piauí são sérios e didáticos. Tratam de temas como a Insurreição de Canudos, ocorrida no final do século passado na Bahia, e a Fraternidade Universal, movimento anarquista nascido na Itália, sob a influência de Mikhail Bakunin, em 1864.
O grupo se reúne pelo menos uma vez por semana para discutir temas dessa natureza e distribuir panfletos com ataques aos políticos do Estado. O lema dos garotos: "Não temos dever de casa, mas temos lição de rua".
Um dos textos de maior sucesso do grupo tem o título de "Vermes", lista de providências que a população deve tomar para evitar ser atacada no seu dia-a-dia.
Alguns destes "cuidados": filtrar e ferver a água, votar nulo, lavar bem as frutas e verduras, aproveitar o feriado e sair em férias e exigir que as autoridades façam obras de saneamento básico.
Caso não seja atendida no pedido de saneamento, segundo o texto dos anarcopunks, a população deve radicalizar. "O "Despertar Anarquista' (fanzine do bairro de Macaúba) propõe pegar todo seu lixo sanitário ou merda mesmo e jogar na frente do Palácio do Governo."
Composto por jovens que ainda não concluíram o segundo grau, os anarcopunks são admirados pelos sem-teto da periferia de Teresina, mas enfrentam dificuldades de convivência com as suas famílias.
A polícia, como ficou comprovado durante ações dos anarquistas na invasão ao Palácio do Governo, também não os tolera.
"O povo do Piauí é muito bom, ordeiro. Não acredita nessas coisas", diz o comandante da Polícia Militar do Estado, Valdílio Falcão.
Mas, para o coordenador do Movimento dos Sem Teto, José da Cruz, os anarcopunks têm uma importância fundamental.
"Eles ajudam nas manifestações e são úteis nos acampamentos. Temos diferenças porque acreditamos na representação, na liderança. Eles não. Mas isso não atrapalha a nossa convivência", diz.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.