UOL


São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

TV PAGA

"Escorpião Escarlate" evoca nostalgia imaginária

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Toda vez que se encontra Ivan Cardoso ele está rindo. Rindo e fotografando, como se quisesse achar um meio de reter cada momento. É um nostálgico sem tristeza. Seus filmes remetem sempre ao passado, de sua cidade (Rio de Janeiro) ou do cinema, sem nenhum medo de ser acusado de passadismo.
É mais ou menos assim com "O Escorpião Escarlate". O filme é de 1990 e foi exibido pouco depois. Foi pouco visto porque simplesmente ninguém se dispunha a exibir (nem a ver) filmes brasileiros naquele momento. Mas vale a pena dar uma olhada com cuidado, porque se evoca ali o herói radiofônico O Anjo. O Escorpião Escarlate mencionado no título é o vilão.
Mas a aventura não está aí propriamente, mas na distância entre esse tempo dos heróis radiofônicos e o nosso (ou 1990, o que dá quase no mesmo). Na crença de que a heroína do filme, uma ouvinte fã inveterada do Anjo manifesta e que existe na mesma proporção de nossa descrença.
Ninguém pense que Ivan Cardoso está aí para glorificar o presente à custa do passado ou para vislumbrar nesse passado uma ingenuidade suposta. Sua operação talvez seja de outra natureza: levar-nos, insidiosamente, a desfrutar de um tempo outro, como se seu filme fosse uma máquina do tempo em que viajamos alegremente.
O sentimento do tempo passado e as saudades do que não fomos, para falar à maneira de Fernando Pessoa, é por esse caminho que leva "O Escorpião Escarlate", embora às vezes custe para notarmos que isso aconteça, pois o cinema de Ivan Cardoso se disfarça não raro de comédia de matinê, da qual sabe ostentar a modéstia e também a capacidade sublime de fazer rir.

O ESCORPIÃO ESCARLATE. Quando: hoje, às 21h, no Canal Brasil.


TV ABERTA

"Sua Majestade" examina corte britânica

O Pequeno Stuart Little
Globo, 15h.

(Stuart Little). EUA, 99, 84 min. Direção: Rob Minkoff. Com Geena Davis, Hugh Laurie. Em vez de adotar uma criança, casal adota um ratinho, Stuart Little. Gracioso e, claro, levará uma vida de Tom e Jerry com o gato da família.

Tarzã e a Cidade Perdida
Record, 17h15.

(Tarzan and the Lost City). EUA, 98, 84 min. Direção: Carl Schenkel. Com Jane March, Casper van Dien. Com a cidade mítica de Opar ameaçada por mercenários, Tarzã volta à África, logo antes de casar.

Karatê Kid 3 - O Desafio Final
Record, 18h45

(Karate Kid 3). EUA, 89, 109 min. Direção: John G. Avildsen. Com Ralph Macchio, Noriyuki Pat Morita. Novo desafio para Macchio, promovido por um inimigo que o destruiu e que agora tenta descolar um grande lutador.

Alô?!
Cultura, 21h.

Brasil, 98, 95 min. Direção: Mara Mourão. Com Betty Lago, Myriam Muniz, Herbert Richers Jr.. A comédia mostra ricos e pobres que se beneficiam do célebre "jeitinho" brasileiro e acabam se esbarrando.

Um Amigo para o Natal
Bandeirantes, 21h15.

(Christmas on Division Street). EUA, 91. Direção: George Kaczender. Com Hume Cronyn, Fred Savage. Menino rico, deprimido pela morte do avô e pela mudança da família, faz amizade com um velho homem.

João 23 - O Papa da Paz
SBT, 22h.

(John 23 ou Papa Giovanni - Ioannes 23). Itália, 2002, 180 min. Direção: Giorgio Capitani. Com Edward Asner, Massimo Ghini. Biografia de João 23, associando sua personalidade às imensas mudanças que introduziu no catolicismo.

O Último Grande Herói
Globo, 23h45.

(Last Action Hero). EUA, 93, 130 min. Direção: John McTiernan. Com Arnold Schwarzenegger, F. Murray Abraham. Garoto, por lance de magia, consegue entrar na tela do cinema e participar das aventuras de seu herói.

O Vendedor de Sonhos
Bandeirantes, 0h30.

(The Music Man). EUA, 62, 152 min. Direção: Morton DaCosta. Com Robert Preston, Shirley Jones. Vendedor tenta se fazer passar, em uma cidade, por artista. O povo do local resistirá à idéia.

Sua Majestade, Mrs. Brown
Globo, 2h05.

(Mrs. Brown). EUA, 97, 103 min. Direção: John Madden. Com Judi Dench, Billy Connolly. Filme de época sobre as afinidades entre a rainha Vitória e um modesto empregado após a morte de seu marido. Brown ajudará a poderosa rainha a sair da crise existencial, mas o encontro entre os dois causará problemas à corte britânica (nada que se pareça com os problemas de hoje).

Os Doberman Atacam
Globo, 3h55.

(Trapped). EUA, 73, 73 min. Direção: Frank DeFelitta. Com James Brolin, Susan Clark. Homem fica preso dentro de uma loja. À noite, a loja é assaltada e o homem fica desmaiado. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O peru soltou a franga!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.