São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THIAGO NEY

E em 2008...

Ano que vem deve consolidar a dominação das cantoras pop; aguarda-se discos de Long Blondes e Black Kids

O QUE esperar de 2008? Com um pé na futurologia e outro no que vimos em 2007, aposto que no ano que vem...

 

...As mulheres continuarão no comando do pop. Porque, em fevereiro, sai o disco de estréia de Duffy (a Universal lança o álbum aqui também). Cantora galesa de 22 anos, Duffy está sendo comparada a Dusty Springfield pelo tom de voz e melancolia de suas canções. A julgar por faixas como "Rockferry" e "Syrup & Honey", o disco promete.
Um pouco menos folk, mais urbanas, são Adele e Santogold. A primeira tem disco nas lojas em janeiro. É da mesma linha adolescente de Kate Nash, que encara as canções como pequenos diários. Já com Santogold, que remete a MIA, o que importa não são as letras, mas as batidas mezzo electro mezzo funk de faixas como "Creator" e "Shove It".
 

...Devemos ouvir falar bastante do Vampire Weekends, banda nova que lotou vários shows em 2007.
Eles têm umas influências meio afro; uma das canções chama "Cape Cod Kwassa Kwassa"... O que eu quero ouvir mesmo é o disco do Black Kids, a banda que fez uma das músicas mais legais (e com o título mais legal) de 2007: "I'm Not Gonna Teach Your Boyfriend How to Dance with You". E tem o segundo dos Long Blondes, grupo da imponente vocalista Kate Jackson, que lança em abril "Couples". Britpop com disco-punk. O álbum foi produzido pelo DJ/produtor inglês Erol Alkan.
Um dos mais criativos DJs do mundo, primeiro a tocar bandas como Strokes e LCD Soundsystem, Alkan mostrou seu set no Tim Festival de 2003. Tentaram trazê-lo em 2007, mas não rolou -ele não tinha datas disponíveis. Mas Erol Alkan deve ajudar a fazer o nosso 2008 um pouco mais divertido. Ele e Justice, que está na mira do Skol Beats.
 

...Os blogs de MP3 se consolidarão como principal fonte para ouvir música nova, mais até do que Soulseek, Bit Torrent etc.
 

...Assistiremos a shows de Bob Dylan em março, em São Paulo e no Rio. Já está fechado, assim como os ex-emos My Chemical Romance. Comenta-se a vinda do Shellac, banda do multiinstrumentista e produtor Steve Albini (Nirvana, Pixies).
 

...Finalmente estreará em circuito o badalado "Control", cinebiografia romantizada de Ian Curtis, do Joy Division. Os filmes com temática musical serão representados também por "Walk Hard: The Dewey Cox Story", com John C. Reilly como o fictício roqueiro Dewey Cox.
Tem ainda Jack White como Elvis e Jack Black como Paul McCartney.
 

...E teremos, em abril, o aguardado talk show de Zé do Caixão, que terá entrevistas com Odair José, Alexandre Herchcovitch, Supla...

thiago@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema/estréias - Crítica/"Um Amor Jovem": Elenco livra drama da banalidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.