São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Piratas Modernos
SBT, 14h30.
 
(Jumping Ship). EUA, 2001. Direção: Michael Lange. Com Joseph Lawrence, Matthew Lawrence. Dois turistas americanos na Austrália começam por ser assaltados no aeroporto, depois no barco que alugam e por fim são vítimas de uma tentativa de sequestro. Feito para TV.

Pura Liberdade
Globo, 15h55.
 
(Running Free). 2000, 81 min. Direção: Serge Bodrov. Com Chase Moore, Jan Decleir. A história de um pônei que nasce em um navio de transporte alemão, em 1914, é cuidado num estábulo por um órfão e, ao final da Primeira Guerra, escapa para a vida selvagem, em que terá como tutores um antílope e uma nativa africana. Produção de Jean-Jacques Annaud, francês, dirigida pelo russo Bodrov, história afro-alemã escrita por roteirista americana... Enfim, um filme sem cara.

Vidas em Jogo
Record, 22h.
  
(The Game). EUA, 97, 128 min. Direção: David Fincher. Com Michael Douglas, Sean Penn. Corretor de ações (Douglas) descobre que sua vida é muito besta ao completar 48 anos. Seu irmão (Penn) lhe dará a dica, então, de como dar um "molho" em sua vida: procurar uma certa agência que presta serviços de recreação. Quando embarca nessa, descobrirá que a barca é furadíssima, digna de pesadelos kafkianos. Para fãs do estilo afetado e videoclípico de Fincher ("Clube da Luta").

Crime na Casa Branca
SBT, 22h15.
 
(Murder at 1600). EUA, 97, 107 min. Direção: Dwight H. Little. Com Wesley Snipes, Diane Lane. Snipes é o detetive encarregado de investigar a morte de uma funcionária, ocorrida em plena Casa Branca. Logo ele constatará que tem gente poderosa envolvida com a coisa. Pior, que essa gente poderosa pode até ser o presidente. Fantasia republicana?

Intercine
Globo, 1h.

Concorrem nesta quinta os dramas "A Força do Destino" (EUA, 82, de Taylor Hackford, com Richard Gere, Debra Winger) e "Um Homem Fora de Série" (EUA, 84, de Barry Levinson, com Robert Redford, Robert Duvall).

Os Jovens Pistoleiros
Globo, 3h20.
  
(Young Guns). EUA, 88. Direção: Christopher Cain. Com Emilio Estevez, Kiefer Sutherland. Os moços do título são contratados para defender uma propriedade de invasores. Quando o líder é assassinado, partem para a vingança. A história de Billy the Kid já teve melhores dias, principalmente antes dos anos 80. O filme teve uma continuação, ainda mais diluída, "Jovens Demais para Morrer". (INÁCIO ARAUJO e BRUNO YUTAKA SAITO)

A cidade e seus pecados

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Como São Paulo está chegando aos seus 450 anos, é bem o caso de voltar a "São Paulo S/A" (Canal Brasil, 18h30), uma reflexão sobre a cidade no momento mesmo em que sua industrialização se consolidava.
Em outras palavras, é de indústria automobilística que se trata. E de dinheiro. E de corrupção, naturalmente. Entre os muitos aspectos interessantes dessa história, destaque-se a quase ausência de uma instituição que, com o tempo, ganhou espaço no nosso imaginário, talvez a ponto de ganhar nele uma dimensão um tanto monstruosa: o Estado.
Retrospectivamente é bem interessante, pois parece que adquirimos o hábito de localizar ali os nossos males, como se fôssemos alheios a eles.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Big Bode Urgente! Abriram o açougue!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.