São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

Projeto conta história de SP em imagens

DA REDAÇÃO

Com o intuito de reunir alguns dos pontos mais importantes da trajetória iconográfica da capital paulista, a exposição "São Paulo, 450 Anos", que será inaugurada amanhã para o público, apresentará centenas de imagens que registram fatos históricos e o desenvolvimento urbano e social da cidade.
Promovida pelo Instituto Moreira Salles e pelo Sesi, a mostra conta com fotografias selecionadas do acervo de 156 mil imagens do IMS -13 mil de São Paulo- produzidas desde a década de 1860, quando Militão Augusto de Azevedo se dispôs a reproduzir a cidade usando os escassos recursos da fotografia de então. As fotos também estão reunidas na mais recente edição dos "Cadernos da Fotografia Brasileira" (496 págs., R$ 120).
Segundo Antonio Fernando De Franceschi, superintendente-executivo do IMS e coordenador da mostra, foi concebido um "obelisco" de 4,6 m de altura onde figurarão cerca de 250 imagens feitas pelo fotógrafo Juan Esteves no ano passado, que retratam o ritmo vertiginoso da cidade.
Complementam o projeto uma individual do fotógrafo Cristiano Mascaro sobre a São Paulo contemporânea, com abertura no dia 30, no próprio IMS-SP (r. Piauí, 844, 1º andar) e uma seleção de fotos apresentadas nas duas mostras no shopping Frei Caneca Unibanco Arteplex (r. Frei Caneca, 569, 3º piso) a partir desta segunda-feira.


SÃO PAULO, 450 ANOS. Quando: vernissage para convidados hoje, às 19h; abertura para o público amanhã. Horário de funcionamento: de ter. a sáb., das 10h às 20h; dom., das 10h às 19h. Onde: galeria de arte do Sesi (av. Paulista, 1.313, SP, tel. 0/xx/11/3146-7405). Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Exposição entrelaça Paris e SP
Próximo Texto: Artes cênicas: Bem e mal povoam Sartre inédito no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.