São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Mercado da fama" inspira espetáculo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um dos novíssimos personagens do imaginário criado pela mídia, o "ex-"Big Brother'" se faz presente em "Te Encontro Lá Embaixo", peça de Manoel Candeias, com direção de Nilton Bicudo, que inicia temporada no sábado, no Centro Cultural São Paulo.
Um antigo participante do "reality show" -desses sujeitos que desfrutam dos 15 minutos de fama para pouco depois cair em triste ostracismo-, a sua namorada arrivista e uma estagiária de publicidade que sonha em fazer marketing pessoal de aspirantes ao estrelato estampam a comédia dos que querem cartaz.
"Acho que o mercado da fama é só um retrato mais explícito desse desespero de se dar bem e de ser aceito pelos outros. Todo o mundo precisa conquistar resultados o mais rápido possível, porque é uma exigência do mundo em que vivemos. Com isso, acabam procurando fórmulas prontas de sucesso. Isso vai gerando essa deterioração da personalidade", diz Candeias, 28, que afirma ter escrito a peça em 2002, antes de a corrida pela fama inspirar a novela "Celebridade", de Gilberto Braga.
"Escrevi antes disso e cheguei a pensar em abortar o projeto, com medo que pensassem que a peça era uma espécie de subproduto da novela, como se eu fosse um oportunista sem criatividade. Mas, quando o [Sebastião] Milaré [diretor de programação de artes cênicas do CCSP] ofereceu a pauta, não resisti e topei, mesmo ressabiado", completa o dramaturgo, que também é ator (participou da brechtiana "Mãe Coragem e Seus Filhos", de Sérgio Ferrara).
Para Bicudo, 35, outro ator (esteve na recente "Woyzeck, o Brasileiro", de Cibele Forjaz, a partir de Georg Büchner), lidar com um novo autor é o mais interessante. "É um trabalho alternativo, de dramaturgia e ator."
Sua direção é econômica. "Não há cenário, apenas alguns objetos que sugerem um apartamento quase vazio. E os figurinos que escolhemos são sugestivos e simples", diz o encenador. (PID)


TE ENCONTRO LÁ EMBAIXO. Texto: Manoel Candeias. Direção: Nilton Bicudo. Com: Fausto Maule, Giovanna Velasco e Líria Varne. Onde: CCSP - sala Paulo Emílio Salles Gomes (r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, SP, tel. 0/xx/11/3277- 3611). Quando: estréia no sábado, dia 24, às 21h; sex. e sáb., às 21h, e dom., às 20h; até 29/2. 50 min. 12 anos. Quanto: R$ 12.


Texto Anterior: Carballido aporta novamente no Brasil
Próximo Texto: Companhias dançam para São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.