São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Brasileiros no Descobrimento

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não há muita vantagem em crer nesses raciocínios paranóicos segundo os quais o cinema brasileiro não faz sucesso porque é perseguido pelos exibidores, pelas "majors", ou seja lá por quem for.
Mas, aproveitando a data, o Descobrimento: fica difícil entender por que, quando os canais HBO e HBO Plus entram na grade da Net, quem pula fora na grade da revista "Monet" é o Canal Brasil, isto é, o canal dedicado a filmes brasileiros.
Não que ele seja uma flor, mas é ali que podemos ver, no meio de uma série de filmes que variam do dispensável ao insuportável, pérolas inesperadas como a comédia "Depois Eu Conto" (17h), de José Carlos Burle.
Ou ainda "Bicho de Sete Cabeças", que passa às 20h, a promissora estréia de Laís Bodanzky.

TV ABERTA

Conflitos de Amor
Record, 14h20.
(Love Field). EUA, 1992, 104 min. Direção: Jonathan Kaplan. Com Michelle Pfeiffer, Dennis Haysbert. Simpática cabeleireira (Pfeiffer) do Texas conhece a América profunda e suas durezas quando decide acompanhar pessoalmente os funerais do presidente John Kennedy. Simpático veículo para Pfeiffer -que aproveita a chance, como de costume-, não muito mais do que isso. E, no entanto, acima da média dos filmes apresentados na TV.

O Homem Invisível
Globo, 15h45.

(The Invisible Man). EUA, 1975, 90 min. Direção: Robert M. Lewis. Com David McCallum. Cientista que criou a fórmula da invisibilidade sobe a serra ao saber que ela será usada para fins bélicos. Sua providência é injetar a fórmula em si mesmo, para melhor agir. Feito para a TV a partir da idéia desenvolvida por H.G. Wells.

Duas Vidas
SBT, 22h30.
(Disney's the Kid). EUA, 2000, 104 min. Direção: Jon Turteltaub. Com Bruce Willis, Spencer Breslin, Emily Mortimer. Fantasia sobre um adulto de 40 anos (Willis) que encontra a si mesmo quando tinha oito anos. O garoto dará ao homem, nada satisfeito com sua posição, conselhos capazes de mudar sua vida. Ou seja, não há melhor amigo do homem que ele mesmo. Inédito.

A Verdade Oculta
Band, 2h10.
(Her Hidden Truth). EUA, 1995. Direção: Daniel Lerner. Com Kellie Martin, Antonio Sabato Jr., Reed Diamond. Menina de dez anos é acusada de provocar o incêndio em que morrem a mãe e a irmã. Depois de oito anos num reformatório, ela foge para provar que não tinha nada a ver com o peixe. Suspense feito para a TV.

Por que Tem que Ser Assim?
SBT, 3h45.
(The Heart Is a Lonely Hunter). EUA, 1968, 123 min. Direção: Robert Ellis Miller. Com Alan Arkin, Sondra Locke, Stacy Keach. Embora surdo-mudo, John Singer (Arkin) saberá se comunicar com o mundo, em especial com um jovem adolescente. Drama muito forte de Miller.

Intercine
Globo, 2h05.
"A Premonição" (1998, de Neil Jordan, com Annette Bening, Aidan Quinn, Stephen Rea) e "Piquenique" (2000, de Ivan Passer, com Josh Brolin, Gretchen Mol) disputam a vaga de sexta.

Vestígios do Dia
Globo, 3h50.
(The Remains of the Day). Inglaterra, 1993, 133 min. Direção: James Ivory. Com Anthony Hopkins, Emma Thompson, James Fox. Durante anos e anos, mordomo (Hopkins) dedica-se ao patrão. Mas também à criada (Thompson), sem que o amor entre eles jamais se manifeste. A história desse amor travado, apenas entrevisto, é narrada com muita sensibilidade.

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Papa alemão vem para o Oktoberfest!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.