São Paulo, domingo, 22 de abril de 2007

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"Cocoricó" é exportado, e emissora faz acordo para vender produtos do Pingu

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de virar fenômeno com crianças brasileiras, o "Cocoricó", da Cultura, começa a sua carreira internacional.
O infantil de bonecos já foi vendido para TVs na Venezuela, Argentina, Angola e é agora negociado com o México.
Neste ano, o programa, ambientado em uma fazenda, ganha novos personagens, entre eles o garotinho negro João, que abordará as diferenças.
Além disso, João vem da cidade e, em seguida, levará para lá o protagonista, Júlio, e seus amigos do campo. A intenção é que o "Cocoricó" elabore uma safra de episódios mais próximos à vida de crianças urbanas.
O licenciamento da marca gera cada vez mais recursos à emissora. Além de brinquedos, há materiais escolares, roupas, produtos alimentícios, para festas, higiene, livros e revistas (parceria com a editora Globo).

Gelada
A Cultura também fechou recentemente contrato de licenciamento de produtos da marca Pingu, um gracioso pingüim que vive como uma criança de família de classe média.
A série de animação em massinha de mesmo nome é originária da Suíça. Criada em 1986, é veiculada atualmente em 155 países para um bilhão de telespectadores. No Brasil, chegou a levar a emissora ao improvável segundo lugar no Ibope.
Até o Dia da Criança, a Cultura Marcas pretende lançar um Pingu de pelúcia, livros e produtos para festas.
No segundo semestre, chegam ao país novos episódios de 11 minutos cada um (os atuais duram apenas cinco).

"Vila"
No caso da "Vila Sésamo", o licenciamento para o Brasil está nas mãos da Redibra desde a primeira versão nacional, há mais 30 anos. O contrato assinado entre a Cultura e a Sesame Workshop, de acordo com a emissora, prevê que a Fundação Padre Anchieta receba uma porcentagem do faturamento com o licenciamento no país se a exibição da série na TV alavancar a venda dos produtos.
O site da Redibra informa que a marca "Vila Sésamo" fatura mundialmente US$ 800 milhões por ano com uma linha de mais de cinco mil itens.
(LM)


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