São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção destaca cronista paulistano Adoniran Barbosa

Livro-CD, nas bancas neste domingo, traz vida e obra do compositor de "Trem das Onze" e "Samba do Arnesto", conhecido pelo humor e sotaque "italianado"

DA REPORTAGEM LOCAL

Adoniran Barbosa, compositor símbolo da música paulistana, é o tema do sétimo volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo. Autor de "Samba do Arnesto", "Saudosa Maloca" e "Trem das Onze", Adoniran se tornou conhecido pelo humor de suas músicas, com sotaques, gírias e crônicas de personagens de bairros como Brás e Bexiga.
Adoniran nasceu João Rubinato em Valinhos, interior de São Paulo, em 1910. Entrou para o universo do rádio na década de 30, trabalhando como cantor, locutor, comediante e rádio-ator.
Por essa época teve pequeno sucesso com sua marcha de carnaval "Dona Boa", cantada por Raul Torres.
Na década de 50, do encontro com o conjunto vocal paulista Demônios da Garoa, nascem sucessos em 78 rotações, como "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto", recorde de vendas no mercado fonográfico paulista.
Compostas por Adoniran e cantadas pelos Demônios, vieram ainda "Iracema", "Apaga o Fogo Mané" e "As Mariposa".
O compositor gravou três LPs interpretando suas próprias canções nos anos 70. Foi ainda cantado por Elis Regina, Clara Nunes, Clementina de Jesus. Adoniran morreu em São Paulo, em 1982.
O livro do músico traz biografia, discografia selecionada, letras e fotos. O autor do volume é Carlos Calado, também editor da Coleção Folha. O CD traz "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto" com os Demônios da Garoa, "Tiro ao Álvaro" com Adoniran e Elis Regina, entre outras.
A Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira tem 25 volumes em livros-CDs, nas bancas aos domingos até 29 de agosto. Cada um é dedicado a um compositor importante da Era de Ouro de nossa música, primeira metade do século 20.


Texto Anterior: Minczuk revive "antiga paixão" à frente da Osesp
Próximo Texto: Comida: Pérolas aos porcos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.