São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
STÊNIO GARCIA PARTICIPA DE "O PROFETA" Stênio Garcia durante gravação das primeiras cenas de "O Profeta", próxima novela das seis da Globo; ele será Jacó, pai do protagonista Marcos (Thiago Fragoso)

Globo promove Oscar do cinema brasileiro

A Globo está investindo na criação de um Oscar do cinema brasileiro. Exibirá em 17 de dezembro a premiação da Academia Brasileira de Cinema (ABC), criada em 2002 e atualmente presidida pelo cineasta Roberto Farias, que também é diretor de programa na Globo.
A premiação da ABC é completamente desconhecida fora do mercado de cinema. Até o ano passado, se chamou Grande Prêmio TAM. Uma comissão estuda agora um novo nome, que poderá ser o de um personagem (como Macunaíma). Como no Oscar, a votação será feita pelos cerca de 200 membros da ABC. "A televisão potencializará o prêmio e isso vai se refletir comercialmente no cinema brasileiro", diz Farias, que articulou a transmissão com Marluce Dias da Silva, ex-diretora-geral da Globo, hoje atuando como estrategista.
A Globo considera o apoio ao cinema um tema estratégico. Além de ser co-produtora, vê na formação de platéias uma ação favorável à TV, por acostumar o público a uma "estética nacional". E tem no setor aliados políticos, como os que, liderados por Roberto Farias, implodiram a Ancinav, agência que regularia a televisão.
A Globo também dará tratamento "estratégico" ao teatro. Começa em setembro a veicular uma campanha pró-teatro e a realizar uma grande pesquisa nacional dos hábitos de consumo de cinema e teatro, que norteará suas ações futuras.

ERA UMA VEZ 1 A Record bateu o martelo ontem de manhã: não irá mais fazer debate entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. É que não conseguiu um acordo com os pequenos partidos. Os nanicos não aceitaram trocar o debate por uma entrevista. O debate entre os candidatos do Rio continua de pé.

ERA UMA VEZ 2 Ainda não é definitivo, mas o debate da Record entre os presidenciáveis está praticamente cancelado. A rede teme perder ibope sem a presença de Lula.

O LEBLON É EM PARIS A Globo conseguiu da Prefeitura de Paris autorização para gravar na cidade cenas de perseguição do primeiro capítulo de "Pé na Jaca", próxima novela das 19h. As cenas terão luta, carros velozes e até barcos.

VÁ AO TEATRO A campanha que a Globo exibirá a partir de setembro, para estimular o público a ir ao teatro, terá Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Sergio Britto e Bibi Ferreira. Os quatro ícones da dramaturgia nacional não abrem a boca. Quem fala são os espectadores, que os aplaudem ao final de uma peça.

TEATRO DE REVISTA Íris Bruzzi, a vedete Guida Guevara da novela "Belíssima", acaba de ser contratada pela Record. Fará parte da próxima novela das oito da emissora, que estréia em novembro.

DRAMA DE ÉPOCA Na Band, a novidade é a contratação de Marcos Breda. Em "Paixões Proibidas", que começa a ser gravada em setembro em Portugal, Breda será um vilão apaixonado pela mocinha.

Texto Anterior: Freak folk
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.