São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enciclopédia virtual ganha mais verbetes

DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana de encerramento do 3º Próximo Ato, encontro internacional dedicado ao teatro, o Itaú Cultural acresce 50 verbetes à Enciclopédia de Teatro, obra virtual de referência lançada em novembro de 2004.
Agora, são 650 os itens que podem ser acessados em www.itaucultural.org.br/teatro.
Para marcar a nova etapa, a sede paulista realiza de hoje a sábado o ciclo "O Clássico da Vanguarda: Documentação e História". Propõe leituras e encenações de trechos de obras nacionais e estrangeiras cujos artistas, companhias ou espetáculos relacionados constam da enciclopédia.
Hoje à noite, a atriz Maria Alice Vergueiro, uma das fundadoras do Teatro do Ornitorrinco (1977), faz a leitura de "Gota d'Água", versão de Chico Buarque e Paulo Pontes para o mito de Medéia. Lincoln Antonio a acompanha ao piano. A direção é de Magali Biff.
Amanhã, Debora Duboc e Leona Cavalli lêem "Maria Stuart", de Schiller. Nos anos 50, Cacilda Becker e Cleyde Yáconis interpretaram no TBC as duas rainhas que disputam poder. A direção é de Georgette Fadel.
No sábado, Ricardo Blat apresenta trechos de "Solidão, a Comédia", de Vicente Pereira (1950-93), um dos precursores da cena besteirol no Rio -a peça foi protagonizada por Diogo Villela nos anos 90. A direção da leitura é de Gilberto Gawronski.
O site da enciclopédia está organizado em três categorias: personalidades, companhias/grupos e espetáculos. Traz informações biográficas e cronológicas de autores, diretores, atores, cenógrafos/figurinistas, músicos, desenhistas de luz e teóricos. Compreende fases históricas de 1938, com os movimentos pré-modernos, a 2000, foco em dramaturgias do contemporâneo. A coordenação é de Johana Albuquerque e do Núcleo de Artes Cênicas.


O Clássico da Vanguarda: Documentação e História
Quando:
de hoje a sáb., às 20h
Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 0/xx/11/2168-1777)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: "Querida Helena" reflete a falta de ética
Próximo Texto: Música: Los Hermanos apostam em público fiel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.