São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

"Zoom" destrincha cinema de Guta Carvalho

DA REPORTAGEM LOCAL

"Zoom", um dos únicos e mais interessantes programas da TV aberta sobre cinema, promove um verdadeiro "quem é quem" da produção brasileira. Revelador na medida em que explica, didaticamente, vários aspectos do fazer filmes, exibe curtas-metragens, obras tão restritas a mostras específicas. Seu horário de exibição, no entanto, é o mais emblemático: escondido na noite de sábado (23h30), na TV Cultura.
É como se dissesse: haja zoom para conseguir olhar o cinema brasileiro. Nesse esforço de visão, a edição de hoje lança olhar sobre a função de diretor de arte.
A escolhida para falar sobre a profissão é Guta Carvalho, que, ao lado de Akira Goto, fez a direção de arte de "Nina", filme de estréia de Heitor Dhalia. Assim, ela explica sua função: fazer a concepção do cenário, montagem estética do filme, manter o cenário em condições ideais dia após dia etc. Como se trata de filme produzido no Brasil, logo vem a esperada resposta quando questionada qual é a maior dificuldade na profissão: criar, na prática, aquilo que foi idealizado, dados os sempre insuficientes recursos financeiros.
Nas entrelinhas, a escolha de um filme como "Nina" para o "Zoom" explica muito mais coisas, já que a direção de arte é o que mais impressiona no longa de Dhalia, o que faz lembrar a velha piada: "A fotografia é belíssima" -resposta à pergunta "Você gostou do filme?".
Para ilustrar o programa, são exibidos três bons curtas, em que a direção de arte salta aos olhos: "Matadeira", de Jorge Furtado, sobre a Guerra de Canudos e o canhão inglês enviado ao sertão; "Homem Voa?", de André Ristum, que revê Alberto Santos Dummont, e "Domingo", de Gustavo Spolidoro, em que uma mulher relembra o aniversário de dez anos em que nenhum convidado apareceu. Nos três, há uma integração de equipe: a direção de arte não é o único elogio possível. (BRUNO YUTAKA SAITO)

Zoom
Quando:
hoje, às 23h30, na TV Cultura


Texto Anterior: Chile se entrega na tela grande a dores e amores
Próximo Texto: Fernando Gabeira: Aquecimento e corrupção: limites da dúvida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.