São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Rowling acaba sexto livro de Harry Potter

DA REDAÇÃO

A escritora J.K. Rowling, 39, anunciou ontem que já concluiu o sexto livro da série "Harry Potter", que se chama "Harry Potter and Half Blood Prince" ("Harry Potter e o Príncipe Bastardo").
O novo volume com as aventuras do aprendiz de bruxo será lançado no dia 16 de julho do ano que vem em seis países: Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, de acordo com a editora britânica Bloomsbury.
O livro narra o sexto ano de Harry Potter na escola Hogwarts contra seu inimigo Lord Voldemort, o mago que causou a morte de seus pais.
"O príncipe bastardo não é nem Harry nem Voldemort", adiantou J.K. Rowling.
Segundo a inglesa, o personagem-título está a salvo até a próxima aventura, que deve ser a última da série. Mas ela disse que uma de suas características não sobreviverá neste sexto livro.
Em seu site na internet, Rowling revelou que está grávida de seu terceiro filho, por isso teve tempo para terminar o trabalho um pouco antes do prazo determinado, no dia do Natal.
Mais de 250 milhões de livros do bruxinho já foram vendidos em 60 idiomas pelo mundo.
O volume anterior, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", publicado em 2003, depois de um intervalo de três anos, entrou para a história do mercado editorial por suas 5 milhões de cópias vendidas em 24 horas.
O anúncio do novo livro fez com que o valor das ações da editora Bloomsbury batessem recorde no mercado. Em setembro, quando foi divulgado que não haveria um novo Harry Potter em 2004, houve uma previsão de retração nos lucros da empresa.
Os três primeiros livros deram origem a filmes, além de uma variada lista de produtos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Televisão: Globo começa a testar seus pilotos de sitcom para 2005
Próximo Texto: Análise: "Povos de São Paulo" desvenda metrópole
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.