São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

"Povos de São Paulo" desvenda metrópole

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PAR A FOLHA

São Paulo é "aconchegante", "cosmopolita", "movimentada", "futurista". Na metrópole paulistana a condição de imigrante não necessariamente estigmatiza. São Paulo NÃO é caótica. Aqui esses imigrantes orgulhosamente se sentem em casa.
Esses são alguns dos recados surpreendentes das personagens retratadas no projeto "Povos de São Paulo". Ainda é possível assistir às vinhetas na TV Cultura e em alguns cinemas. São 26 videocrônicas de um minuto; cada uma trata da vida de um personagem recém-chegado do exterior.
O projeto multimídia, que deu origem também a oficinas, exposição e livro de fotografia, produziu também um documentário de 55 minutos dirigido por Kiko Goifman e Rachel Monteiro.
"Povos de São Paulo" aproveitou o gancho dos 450 anos da cidade para pesquisar o universo poliforme de imigrantes recém-chegados -de lugares tão diversos como África, EUA ou Bolívia.
O documentário evita entrevistas. A figura de Livio Tragtenberg, mudo, microfone em punho, a recolher os mais diversos sons, alinhava o "Sonoroscópio" da metrópole. O resultado é um painel de performances estranhamente encantadas com uma cidade que os nativos quase não reconhecem.
Ouvimos o ruído sutil que as carpas fazem ao se deslocar no aquário de algum restaurante japonês no bairro da Liberdade.
Nós nos surpreendemos com a poderosa voz e a ginga de Fanta Konatê Kinugawa, a princesa da Nova Guiné. Percorremos o trajeto do trem na marginal Pinheiros com o senegalês Fily Kanouté. Ouvimos seu violão. Admiramos os objetos de Jan Fjeld, norueguês que vive em Perdizes, reclama do barulho das maritacas, mas reconhece ordem na cidade.
A TV Cultura exibiu o documentário uma única vez, em novembro. As videocrônicas são menos novidadeiras. Em compensação, o formato telegráfico garante mais exibição. Ambos estão disponíveis também em DVD.


Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP

Texto Anterior: Literatura: Rowling acaba sexto livro de Harry Potter
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Negros, brancos e o curso do rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.