São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mangueira ofusca os convidados

do enviado ao Rio


"Velha-Guarda da Mangueira e Convidados" não tem o grau de ousadia do projeto de Marisa Monte com a Portela (leia texto à página 5-3), mas isso não implica necessariamente prejuízo de qualidade.
Algo de convencional permeia a necessidade de inserir convidados "moderninhos" como Lenine (em "Vale do São Francisco", de Nelson Sargento com seu padrasto, Alfredo Português) e Fernanda Abreu (na espertíssima "Incompatibilizado", do gênio do samba sincopado e matreiro Geraldo Pereira). Nelson Sargento, em pessoa, os abafa nos cantos conjuntos deixando evidente que não, não carecia.
Outros convidados, embora desfoquem também a essência velha-guarda do projeto, vão se casando com certa harmonia aos sambas que vêm.
Assim ocorre com Beth Carvalho ("Se Foi Bom pra Você", de Darcy da Mangueira e Darcy Maravilha), com Ivone Lara e Délcio Carvalho ("Outros Caminhos", deles próprios) e, menos, com Moacyr Luz ("Cachaça, Árvore e Bandeira", homenagem-estereótipo dele e de Aldir Blanc a Carlos Cachaça, morto em 99).
Melhor é quando o convidado é Guilherme de Brito, parceiro histórico do mangueirense histórico Nelson Cavaquinho, aqui cantando sua "Minha Terra", ou quando surgem em meio aos sambões vozes como as de Carlos Cachaça, Mário Lago, dona Neuma.
Mas melhor ainda -e, se fosse só assim, seria perfeito- é quando é a Velha-Guarda com ela mesma, em vozes profundas e cansadas como as de Xangô da Mangueira (nos anos 70 ele lançava seus próprios discos, sabia?), Genuíno, Quincas, as pastoras Tia Zélia, Erivá, Zenith, Soninha.
É para machucar? "Ai... Este samba foi o primeiro samba que a escola saiu, em 1929. Foi esse o samba da vitória, e a Mangueira ganhou o Carnaval...", proclama, em português coloquial e emocionada, uma pastora no início de "Chega de Demanda (A Mangueira É Rainha)", de Cartola.
É para ser perfeito? "Candongueiro", de Tantinho, explica tudinho: "Se você quer ser feliz/ passar uma noite gostosa/ curtir samba de raiz/ e mulheres maravilhosas/ eu vou te dar uma dica/ vê se descobre onde fica". Vê se descobre onde fica. (PAS)
Avaliação:    

Disco: Velha-Guarda da Mangueira e Convidados Lançamento: Nikita Quanto: R$ 20, em média

Texto Anterior: É hora de velha-guarda, até que chegue o Carnaval
Próximo Texto: Zé Ramos brilha em CD documento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.