São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

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MÚSICA
Instrumentistas do Uakti cantam com Naná Vasconcelos

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Os quatro integrantes do grupo Uakti, que há 20 anos vêm fazendo música instrumental no estilo mineiro, resolveram botar a boca no microfone com a ajuda do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos.
Durante quatro dias, o grupo se reuniu em um estúdio em Belo Horizonte e saiu com músicas gravadas, um vídeo e planos para fazer uma turnê e um disco em que, além de tocar instrumentos de percussão, também vão cantar.
Segundo Marco Antônio Guimarães, do Uakti, a música de Naná surge do canto, mesmo quando ele não está cantando, como na tradição indiana.
"A música indiana é muito em cima do canto. Na Índia, você é considerado um músico completo se tocar o instrumento, compor e cantar", diz Guimarães.
O canto era o elemento que faltava para o quarteto Uakti que, além de já tocar e compor, também cria e fabrica seus próprios instrumentos de percussão.
"Eu incluiria (entre as qualidades do músico completo) essa quarta qualidade: construir o instrumento. É uma experiência muito boa", afirma Guimarães.
Os instrumentos do grupo mineiro são compostos de tubos de PVC, pedaços de madeira, pequenas quantidades de água e todo tipo de material que permite produzir algum tipo de som.
Para o encontro, por exemplo, foram criados novos instrumentos, mas, segundo Guimarães, Naná não teve qualquer dificuldade em aprender a tocá-los em apenas quatro dias, embora o músico pernambucano diga que foram necessários 30 anos para aprender a tocar berimbau.
"A diferença é que eu virei um solista. O berimbau nunca foi tocado antes do jeito que eu toco, por causa da tradição. Hoje, tudo o que eu faço vem do berimbau, eu levo dele para outro instrumento", explica Naná.
A partir de agosto, eles saem em uma turnê pelo país, com possibilidade de apresentações no exterior e gravação de um disco.
O vídeo, dirigido pelo videomaker Éder Santos, tem quatro amostras do novo repertório e foi enviado para patrocinadores em potencial no Brasil e em outros países.



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