São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rapper vira chef em programa on-line

"Cookin" with Coolio", hospedado em site de vídeos, mostra o cantor do sucesso "Gangsta's Paradise" ensinando a cozinhar

De salada caprese a tilápia e espinafre, artista prepara pratos como se estivesse num clipe de rap, com trejeitos, gírias e palavrões

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Apresentadores de programas culinários já vieram em vários formatos -da velha mama tipo Ofélia aos jovens moderninhos à la Jamie Oliver, passando pelo "food porn" de Nigella-, mas faltava botar um rapper gangsta na cozinha.
Ou não faltava, mas botaram mesmo assim: o figuraça Coolio, que o mundo conheceu em 1995 graças ao hit "Gangsta's Paradise" (em cujo clipe contracenava com Michelle Pfeiffer) e esqueceu imediatamente após, ganhou seu próprio programa de culinária, no site www.mydamnchannel.com.
É uma mistura obviamente inusitada, e é daí que deriva sua graça. No gangsta rap, o mais misógino dos gêneros musicais, o rapper só entra na cozinha se for para xingar a "cachorra" porque a comida está demorando. Ver um de seus representantes se virando entre ingredientes, talheres e panelas é tão inusitado quanto divertido.
Não que Coolio perca a pose, é claro. Com a indumentária típica dos seus (óculos escuros, correntes, brinco, roupas folgadas), o rapper se define como um "gourmet do gueto".
Apesar de sua intimidade com a cozinha ser visivelmente nula, ele despeja trejeitos, gírias e palavrões como se estivesse num clipe, enquanto ensina a preparar comida (que, nos seis episódios já disponíveis, vão de salada caprese a tilápia, passando por peru).
Ao seu lado, duas assistentes do tipo gostosonas, que só servem de enfeite mesmo, e seu parceiro Jarez (um saxofonista, apesar do visual), que é quem mais mete a mão na massa.
Num toque de deboche -remetendo à vida "gangsta"-, todos os temperos vêm em saquinhos, como se fossem drogas (e os "especiais" vêm direto dos seios das assistentes).

Comida comédia
Os nomes de cada prato já vêm com uma gracinha -de "Espinafre que até seus filhos vão comer" a "Cool-a-cado", uma mistura do nome do rapper com avocado (abacate).
Durante a preparação, Coolio vai disparando piadas (em inglês e com gírias) e grosserias a torto e a direito. "Ficou bonito como um grande traseiro, é disso que eu gosto", fala, olhando a tilápia pronta.
Posto tudo isso (e julgando pelo visual final de alguns pratos), é improvável que alguém efetivamente se aventure a fazer qualquer prato com Coolio, mas para quem quiser tentar, o site coloca as receitas por escrito on-line.


Texto Anterior: Crítica/"Lady Vingança" e "Mr. Vingança": Diretor Chan-wook Park retoma o tema da vingança em trilogia
Próximo Texto: Comentário: Chef charlatão abusa da maionese
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.