São Paulo, segunda-feira, 23 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emanoel Araujo tira cor de retratos consagrados

DA SUCURSAL DO RIO

O capítulo "Walter Firmo em Preto-e-Branco", de "Brasil - Imagens da Terra e do Povo", traz fotos que foram consagradas em cores, como a de Pixinguinha que ilustra esta página. A opção foi de Emanoel Araujo, que foi o organizador do livro.
Firmo faz questão de não polemizar, mas assume que não gostou, por ver um "problema autoral". Diretor do Museu Afro Brasil e amigo do fotógrafo há muitos anos, Araujo diz que queria fazer um "contraponto".
"A fotografia em preto-e-branco do Walter nunca é visível, pois a cor nele é muito expressiva, luminosa. Talvez seja o fotógrafo brasileiro que usa melhor a cor. Queria ver como as fotos em preto-e-branco aparecem. E elas aparecem muitíssimo bem", afirma.

Mais mistério
Araujo destaca a série de fotos de 1966 da então desconhecida modelo Marina Montini, depois musa do pintor Di Cavalcanti. Está no livro em cores, como ficou mais conhecida, e em preto-e-branco.
"Ela ganhou um meio-tom que, de certa forma, a deixou mais misteriosa do que em cores. Não quero ser conservador, mas a cor às vezes subtrai a tensão da fotografia", diz ele, também responsável pela mostra de fotos de Firmo em cartaz no Afro Brasil.
Foi Araujo, também, quem decidiu que o livro abriria com um ensaio sobre São Paulo. Sob encomenda, Firmo foi às ruas da cidade em 2007. Um motivo forte da decisão é que o livro foi editado pela Imprensa Oficial do Estado, com recursos do governo estadual.
"São Paulo sempre fica preterida, talvez por não ser fotogênica, ou por ter uma fotogenia mais espartana, menos colorida, menos folclórica, menos tudo", justifica Araujo.


BRASIL - IMAGENS DA TERRA E DO POVO
Autor: Walter Firmo
Editora: Imprensa Oficial do Estado
Quanto: R$ 190

WALTER FIRMO EM PRETO-E-BRANCO
Quando: de ter. a dom., das 10h às 17h (até 29/3)
Onde: Museu Afro Brasil (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, parque Ibirapuera, tel. 0/xx/11/5579-0593)
Quanto: grátis




Texto Anterior: Olhar mutante
Próximo Texto: Crítica/teatro/"Inveja dos Anjos": Armazém faz jogo eficiente entre palavra e imagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.