São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostras exibem filmes e desenhos de Kurosawa

Rio e São Paulo ganham retrospectivas do diretor

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cinemateca Brasileira abre hoje, em São Paulo, uma mostra gratuita com seis filmes de Akira Kurosawa, incluindo produções dos anos 40, como "Juventude sem Arrependimento" (1946), e seu último longa, "Madadayo" (1993).
No Rio, acontece desde sexta outra retrospectiva, no Instituto Moreira Salles, com 22 títulos. Estão lá "Rashomon" (1950) e um documentário sobre Kurosawa feito por Walter Salles, que participa de um debate na sexta, às 19h.
Outras atividades acontecem no segundo semestre. O presidente da Fundação Akira Kurosawa veio a SP em 2008 para analisar locais para uma grande exposição, porém há dúvidas sobre esse evento, já que o instituto se envolveu numa polêmica após o sumiço de 3 milhões e corre o risco de falir. Paralelo a isso, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo negocia com outra instituição a exibição de diversos "storyboards" -desenhos com cenas detalhadas dos filmes-, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake. No mesmo período, também será lançado o livro "Waiting on the Weather: Making Movies with Akira Kurosawa" (esperando pelo tempo: fazendo filmes com Akira Kurosawa, numa tradução literal), no qual Teruyo Nogami relembra os 50 anos em que trabalhou com o diretor.
"São cerca de 70 desenhos, feitos com crayon ou aquarela, de filmes de todas as fases, inclusive de filmes que ele não fez", disse Leon Cakoff, diretor da mostra, que viajou ao Japão em meados dos anos 90 para convidar Kurosawa a fazer o pôster do evento. "Me encontrei com a senhora Nogami.
Kurosawa estava no hospital, tinha quebrado a bacia na véspera. Mas ele mandou os desenhos que sugeriu, de "Sonhos"." (FE)


KUROSAWA 100 ANOS

Quando: de hoje até domingo (programação em cinemateca.gov.br)
Onde: Cinemateca Brasileira (lgo. Senador Raul Cardoso, 207; São Paulo; tel.: 0/ xx/11/ 3512-6111)
Quanto: entrada franca

MOSTRA KUROSAWA

Quando: até 9/04 (programação em www.ims.com.br)
Onde: Instituto Moreira Salles (r. Marquês de São Vicente, 476, Rio de Janeiro; tel.: 0/xx/21/ 3284-7400
Quanto: R$ 10




Texto Anterior: Cinemas viraram igrejas e jardim sujo
Próximo Texto: Análise: Cineasta é dos mais premiados do mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.