São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diamantina quer ser patrimônio

da Reportagem Local

Grande parte dos sítios históricos que sofrem algum tipo de intervenção ou são observados pela World Monuments Fund tem o aval da Unesco, a organização das Nações Unidas que tem entre as suas funções determinar quais sítios são patrimônio histórico da humanidade.
Até o momento, o Brasil possui nove bens culturais nessa lista, entre eles o Parque Nacional da Serra da Capivara (veja quadro ao lado). Esses bens poderão chegar a dez, caso a candidatura da cidade de Diamantina seja aprovada em dezembro, com a reunião dos 21 conselheiros da Unesco no Marrocos.
Diamantina já passou por uma etapa importante no início deste mês, em Paris, quando sua candidatura foi aprovada por unanimidade pelos 25 conselheiros do Icomos (Conselho Internacional de Monumentos, Cidades e Sítios Históricos), uma organização não-governamental que avaliza as candidaturas para a Unesco.
Na ocasião, foram apresentadas 57 candidaturas de vários países, mas Diamantina foi a única que conseguiu unanimidade entre os conselheiros.
Diamantina é patrimônio histórico nacional desde 1938. A transformação em patrimônio da humanidade facilitaria a obtenção de recursos para a preservação de seu patrimônio histórico.
Além de sua peculiar arquitetura barroca, a cidade mineira se destaca pela presença de obras de Oscar Niemeyer. Diamantina concorrerá com cidades como Campeche (México), Graz (Áustria) e Vigan (Vietnã). (CF)


Texto Anterior: Parque sente a morte de tatus
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Tiazinha quebra banco numa sentada!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.