São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova Orleans abre 30º Jazz & Heritage

CARLOS CALADO
especial para a Folha

A 30ª edição do New Orleans Jazz & Heritage Festival, um dos eventos musicais mais importantes do planeta, que começa hoje em Nova Orleans, pretende atrair pelo menos 500 mil espectadores durante os seus sete dias. Em 98 estiveram presentes 447 mil pessoas.
Até 2 de maio, mais de 600 bandas, orquestras e coros se apresentam em 10 palcos ao ar livre (veja destaques ao lado). Para o espectador mais ávido, a sensação é de uma maratona musical. A programação acontece também em teatros e ginásios, sem falar nas casas noturnas, clubes e bares.
A programação segue a enorme variedade da cena musical de Nova Orleans. Em geral, os palcos exibem atrações de um determinado gênero: blues, gospel, ritmos africanos, pop, jazz tradicional e jazz moderno. Mas também há espaço para outras vertentes musicais, como o rock, o funk, o rhythm & blues, a salsa e o zydeco.
Uma das características do festival é a possibilidade de se esnobar os shows de grandes astros. Nomes ainda pouco familiares até para os EUA, como a banda de acid jazz Galactic, a cantora Betty Shirley, a banda roqueira Subdudes ou o trompetista e cantor James Andrews, revelam talentos capazes de brilhar em qualquer festival.
No fundo, o variado mercado musical de Nova Orleans funciona de modo quase autônomo frente ao resto dos EUA. Bandas locais, como os The Neville Brothers, BeauSoleil e The Iguanas, têm enormes fãs-clubes na região.
Isso ajuda a explicar o fato de uma banda de jazz contemporâneo tão criativa e original como a Astral Project ainda ser praticamente desconhecida em outras regiões do país. São surpresas como essa que fazem do festival de Nova Orleans um evento único.
Vários shows serão transmitidos ao vivo pelo site www.wwoz.org.


Texto Anterior: Cinema: Cannes anuncia seleção oficial
Próximo Texto: Gastronomia: Livros que dão (ou não) baile
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.